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Os primeiros vagões carregados com soja da safra deste ano já começaram a ser movimentados pela VLI (Crédito: Divulgação/VLI)

Ferrovias

VLI começa movimentação da safra de soja 2023

Atualizado em: 3 de fevereiro de 2023 às 9:42
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Trens já estão partindo das regiões produtoras com destino aos portos do Sudeste e Nordeste

Os primeiros vagões carregados com soja da safra 2023 já começaram a ser movimentados pela empresa de logística integrada VLI.

Os carregamentos iniciais ocorreram no final de janeiro e partiram do Terminal Integrador de Araguari (MG), de onde a carga segue pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em direção ao Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

Ainda pela FCA, foram registrados carregamentos saindo do Terminal Integrador de Uberaba (MG), com destino ao Terminal Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP).

O sistema norte da companhia também registrou movimentações, no fluxo que vai do Terminal Integrador de Palmeirante, no Tocantins, ao sistema portuário de São Luís, no Maranhão.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê para este ano mais uma safra recorde, com aumento de 22,2% em relação ao volume registrado em 2022, alcançando 152,7 milhões de toneladas.

“O agronegócio é um dos principais pilares da economia nacional. A integração entre portos, ferrovias e terminais traz eficiência e confiabilidade aos nossos clientes, permitindo que a safra brasileira seja exportada para diferentes destinos do mundo”, explica Bruno Pantoja, gerente comercial de Grãos da VLI.

Com sistema multimodal, a companhia capta a soja nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, e destina à exportação em três complexos portuários distintos: São Luís (MA), Vitória (ES) e Santos (SP).

Para dar vazão a este fluxo, que tem início agora e segue até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de fevereiro, março, abril e julho, a companhia utiliza três corredores logísticos, sendo eles os Corredores Centro-Sudeste e Centro-Leste da Ferrovia Centro-Atlântica, além do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS).

Outros ativos da empresa possibilitam a integração necessária para a operação de escoamento. São eles: os Terminais Integradores de Araguari, Pirapora e Uberaba, em Minas Gerais; os Terminais de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; além do Terminal Integrador de Porto Franco, no Maranhão, que entrou em operação no segundo semestre de 2022.

 

Ferrovia Centro-Atlântica

A Ferrovia Centro-Atlântica é a maior do país, percorrendo sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo.

Atualmente, a VLI, concessionária da ferrovia até dezembro de 2026, trabalha pela renovação antecipada da concessão, processo em curso nos órgãos reguladores. A intenção, segundo a companhia, é antecipar investimentos que só seriam feitos a partir de 2026.

O plano de renovação prevê: aumento no volume de carga transportado; modernização da via férrea; aquisições de locomotivas e vagões; aumento da segurança de tráfego e em cruzamentos.

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