sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Representantes de empresas participaram do painel “A logística das cargas e o futuro do complexo portuário de Santos”, no segundo e último dia de atividades do Santos Export (Foto: Fernanda Luz/Grupo Brasil Export)

Santos Export

Especialistas veem Porto impulsionado pelo agronegócio

Atualizado em: 24 de abril de 2024 às 10:00
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Volume de cargas no complexo portuário tende a aumentar devido à alta na produção de commodities em outros estados

As oportunidades de crescimento do Porto de Santos (SP), resultantes de uma maior integração com o Centro-Oeste, foram tema de debate em um dos painéis do segundo e último dia de atividades do Santos Export – fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, terça-feira (23), em Santos.

A expectativa do CEO da América do Sul da Odfjell Terminals, Ary Serpa Jr., é de que o volume de cargas no complexo portuário aumentem em função do crescimento do agronegócio, impulsionado pela alta da produção de milho, cana-de-açúcar, biocombustíveis e combustíveis fósseis na região Centro-Oeste.

“Há uma grande expectativa. Nós estamos investindo em Santos, fazendo uma expansão que está em andamento desde o início do ano. Vamos começar em maio um terminal no Centro-Oeste e, através de parcerias com as empresas VLI e a Rumo, vamos movimentar cargas do modal ferroviário para o Porto de Santos”, disse Serpa Jr.

Décio Amaral, presidente da Ultracargo, destacou a oportunidade do complexo portuário de Santos de acessar o mercado de grãos líquidos. Ele mencionou que a partir de 2029, a Petrobras não será mais superavitária na produção de diesel para a Região Sudeste. Além disso, apontou que a Refinaria de Paulínia (SP) não conseguirá mais abastecer o agronegócio com o combustível, abrindo espaço para que o estado de Mato Grosso, por exemplo, se torne um possível mercado potencial.

“A importação de diesel por Santos hoje não é estrutural; é oportunística por janelas de preço. E mesmo nesse modelo, não consegue tratar todo o diesel importado e perde carga para Paranaguá, que vem de caminhão”, declarou Amaral.

O painel “A logística das cargas e o futuro do complexo portuário de Santos” foi o primeiro realizado na terça-feira. Teve como moderador o diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo. Também estiveram presentes no painel Guilherme Penin, vice-presidente de Regulação e Expansão da Rumo; Fábio Marchiori, CEO da VLI; e Djalma Vilela, presidente da Multilog.

O Fórum Santos Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News. A transmissão é feita ao vivo e com imagens pela TV BE News, através de seu canal no Youtube (@tv_benews).

Compartilhe:
TAGS