Ideia é que haja um intercâmbio científico entre a instituição e os trabalhadores dos portos administrados pela Autoridade Portuária Federal, segundo o diretor-presidente da Codeba, Antonio Gobbo (Foto: Divulgação/Codeba)
Região Nordeste
Delegação chinesa visita a Bahia visando parcerias nos portos
Representantes da Academia de Pesquisas Macroeconômicas de Shandong participaram do II Fórum Bahia-China, na capital
Uma delegação chinesa da Academia de Pesquisas Macroeconômicas de Shandong visitou, na segunda-feira, 20, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), em Salvador, para estreitar laços entre as duas instituições, visando futuras parcerias de pesquisa nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus.
A ideia é que haja um intercâmbio científico entre a instituição e os trabalhadores dos portos administrados pela Autoridade Portuária Federal, segundo o diretor-presidente da Codeba, Antonio Gobbo. A China é um dos principais parceiros econômicos do Estado, correspondendo a um terço das exportações baianas, segundo a autoridade portuária.
“Uma oportunidade para fortalecermos e expandirmos o intercâmbio científico e econômico entre os nossos países, e demonstramos hoje nossas potencialidades e oportunidades de investimentos, visando o crescimento mútuo das duas nações”, explicou Gobbo.
Composta pela reitora da instituição, Zhang Zhongying, diretores e pesquisadores, o grupo foi recepcionado pelo diretor-presidente da Codeba e o diretor geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira.
Os representantes da Academia de Pesquisas Macroeconômicas de Shandong participaram, também, na terça-feira, 21, do II Fórum Bahia-China. O evento, que tem apoio da Codeba, ocorreu pela manhã, em Itapuã. O Fórum marca as celebrações dos 50 anos da relação Brasil-China na Bahia, e é realizado pelo Governo do Estado.
O objetivo do evento é fomentar as relações científicas, culturais, institucionais e comerciais entre a China e a Bahia, tal como aconteceu na primeira edição, realizada em maio de 2023.
No evento, foi também lançado o livro China Brasil, 50 Anos de Diplomacia – Novas rotas para um novo tempo, com a presença do diretor da Agência Brasileira de Imprensa, Comunicação e Eventos – AbraPress, Eduardo Teixeira.