sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Considerada a mais longa dos últimos dez anos, a temporada 2023/2024 no Rio de Janeiro, registrou 37 navios e 119 atracações, com o porto carioca acolhendo 467.986 passageiros. Foto: Divulgação/Píer Mauá

Cruzeiros

Temporada no RJ começa com foco na segurança de turistas

26 de outubro de 2024 às 15:31
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Melhoria na infraestrutura e receptividade de cruzeiristas foram foco do Píer Mauá para a temporada 2024/2025

Neste domingo, dia 27, o Terminal Internacional de Cruzeiros do Porto do Rio de Janeiro, o Píer Mauá, dará início à temporada 2024/2025 dos navios de cruzeiros. Com a previsão de receber mais de 323 mil turistas até o ano que vem, o píer terá melhorias em sua infraestrutura e, principalmente, com foco na segurança dos cruzeiristas.

Nesta temporada, o Píer Mauá receberá 41 navios, sendo 30 internacionais e 11 nacionais. O primeiro deles será o World Navigator, com capacidade para 200 passageiros, que vai atracar às 8 horas deste domingo e seguirá viagem no período da noite.

“O Rio de Janeiro tem esse privilégio de ser mundialmente conhecido, é um destino muito procurado entre cruzeiristas internacionais. A expectativa é muito grande e muito boa, com uma temporada que vai até finalzinho de abril e começamos agora dia 27”, disse Marcello Chagas, gerente de Operações do Píer Mauá.

Para esta temporada, o terminal anunciou importantes melhorias de infraestrutura, como o Armazém 5, espaço utilizado para bagagens, que foi completamente reformado e climatizado com o objetivo de proporcionar mais conforto e eficiência no atendimento aos passageiros.

Segundo Marcello Chagas, um dos temas prioritários para a operação do Píer Mauá é a segurança. Nos últimos anos, em conjunto com a Prefeitura e a Autoridade Portuária, a PortosRio, houve significativas melhorias em segurança no entorno do terminal, principalmente após a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

“O Píer Mauá vem passando por uma fase de melhorias de investimentos altíssimos em segurança. A gente passa a contar com novos controles de acessos, nova empresa de vigilância contratada e treinada para atender durante toda temporada. Nós vamos ter uma suavidade no desembarque de passageiros”, comentou Chagas.

Vantagens

O terminal de cruzeiros do Porto de Santos, o Concais, enfrenta problemas no quesito de receptividade de cruzeiristas que passam pelo litoral de São Paulo devido ao local em que está instalado. Na contramão de Santos, o Rio de Janeiro desfruta de possuir seus principais pontos turísticos próximos ao terminal, atendendo aos turistas e, principalmente, os turistas em trânsito, que ficam na cidade por um dia.

“No Rio temos esse privilégio maravilhoso. É uma cidade turística por essência e, hoje, a gente percebe de passageiros que voltam ao Rio, que já conhecem o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, ou a praia de Copacabana. Esses passageiros descem do seu cruzeiro e querem conhecer os pontos turísticos perto do terminal. Aqui temos a estação do VLT em conjunto com o Píer Mauá onde se pode fazer viagem para diversos locais, como o Teatro Municipal, Biblioteca Municipal, entre outros. Passageiro de navio de cruzeiro é diferente do turista normal, principalmente aquele em trânsito”, comentou o gerente de Operações do Píer Mauá.

Destaques

Para esta temporada, o Píer Mauá voltará a receber navios de armadores que não escalaram o Rio de Janeiro há alguns anos, como é o caso das companhias Princess Cruises, Cunard Line, Silver Ray e a Fred. Olsen Cruise Lines.

Outro atrativo da temporada serão os cruzeiros de volta ao mundo. Dentre os navios que passarão pela cidade em rotas desse tipo estão o MSC Magnifica, o Costa Deliziosa, o Villa Vie Odyssey, o Crystal Serenity, o Vasco da Gama, o Volendam, o Pacific World e o Insignia.

“A gente tinha alguns problemas de segurança, problemas inclusive de beleza estética, e alguns navios deixaram de escalar o Rio de Janeiro por alguns anos. Agora, voltamos a receber navios grandes, os maiores navios de cruzeiros do mundo e isso se deve a muitas melhorias de infraestrutura e de segurança no entorno do Píer Mauá. A gente recebia muitos relatos de assaltos e crimes acontecendo na região e agora passaram a ser zero”, declarou.

Considerada a mais longa dos últimos dez anos, a temporada 2023/2024 de cruzeiros no Rio de Janeiro registrou 37 navios e 119 atracações, com o porto carioca acolhendo um total de 467.986 passageiros, entre embarques, desembarques e trânsito.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS