Silvio Costa Filho disse que a reforma permitirá ampliar a capacidade da infraestrutura aeroportuária do estado. Foto: Divulgação/MPor
Região Nordeste
Ministro inaugura obras do Aeroporto de São Luís; investimento foi de R$ 117 mi
CCR Aeroportos entregou ampliação da área de embarque, reforma do balcão de check-in e das pontes de acesso aos aviões, entre outras obras
O Governo Federal realizou, nesta sexta-feira (29), a entrega das obras de requalificação e reestruturação do Aeroporto de São Luís, no Maranhão. O terminal recebeu investimentos de R$117 milhões da CCR Aeroportos, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).
Entre os serviços realizados, destacam-se a ampliação da área de embarque, a reforma do balcão de check-in e das pontes de acesso aos aviões, além da adequação da sinalização do pátio para nove posições de aeronaves.
Também foram feitas melhorias nas áreas de escape, incluindo nova sinalização, reposicionamento das balizas e o afastamento das valas de drenagem da pista, o que aumentou o espaço lateral e a segurança das aeronaves.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, citou que a reforma permitirá ampliar a capacidade da infraestrutura aeroportuária do estado. “Um terminal que tinha 900 m² vai para mais de 1.500 m², um aeroporto que poderá receber mais de 3,6 milhões de passageiros”, disse.
“No ano de 2023, tivemos 1,5 milhão de passageiros no estado. Este ano, vamos crescer, no mínimo, 3%, elevando o número para 1,7 milhão de passageiros. Ao final da gestão do governador Brandão (2023 – 2026), não tenho dúvidas de que vamos chegar a mais de 2 milhões de passageiros vindo visitar o Maranhão”, completou o Ministro.
O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, detalhou que, como parte do acordo com a concessionária, ainda serão feitos mais investimentos em outros terminais administrados pela empresa. ‘’Nós já entregamos 8 aeroportos com a CCR, vamos entrar em mais 7. Serão 15 neste contrato de concessão’’, afirmou.
Também participaram do evento o governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão (PSB), o deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos), o diretor do grupo CCR, Fábio Russo, e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira.