Centro-Oeste Export: debates e soluções | BE News
terça, 16 de abril de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.
Opinião

Brasil Export

Centro-Oeste Export: debates e soluções

O agronegócio é cada vez mais estratégico para a economia do Brasil, sendo responsável pelo crescimento das exportações e o aumento do saldo da balança comercial. E nesse segmento, os estados da Região Centro-Oeste desempenham um papel essencial. Mas apesar dessa importância, alguns desafios ainda persistem para o setor agrícola de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, especialmente na parte logística, como a necessidade de novos acessos aos portos brasileiros e o aumento das instalações de armazenagem.

A solução desses gargalos passa pelo debate entre o setor privado e as autoridades, o que o fórum Centro-Oeste Export fará a partir de hoje, em Campo Grande (MS).

A programação do evento contará com visitas técnicas, que serão realizadas na manhã e na tarde desta segunda-feira, e apresentações e debates, programados para esta noite e essa terça-feira.

O objetivo é destacar quais os principais desafios logísticos dos produtores da região – questões estas que acabam afetando a cadeia de transportes de portos de todo o País – que medidas podem resolvê-los, do que elas dependem e de que forma podem ser viabilizadas.

Um ponto sob análise é o escoamento dos carregamentos agrícolas, que demandam uma maior e melhor infraestrutura. Atualmente, há projetos envolvendo hidrovias, ferrovias e rodovias. Outro tema é a falta de armazéns para a safra. Como destaca reportagem publicada nesta edição do BE News, há um déficit de armazenagem de 100 milhões de toneladas por safra no Brasil. A capacidade de armazenamento atende apenas a 65% da produção agrícola. E a maior parte desse potencial está exatamente em Mato Grosso, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nesse cenário, estão claros os obstáculos a serem vencidos. O Brasil conta com uma rica produção e um crescente mercado consumidor estrangeiro para essas cargas, mas não tem uma infraestrutura de transportes e armazenagem para atender a essa demanda. A solução passa pela correta articulação entre o setor privado e o poder público, pelo entendimento entre essas duas partes e a definição de uma estratégia eficiente para resolver esses problemas, objetivos que o Centro-Oeste Export se propõe a cumprir.

Melhorar as condições logísticas do escoamento da safra agrícola brasileira, especialmente a da Região Centro-Oeste, é essencial para o desenvolvimento do País, para o fortalecimento de sua economia. Resolver esses gargalos é mais do que uma tarefa dos agentes envolvidos, mas uma missão em prol do crescimento do próprio País. 

Compartilhe:
TAGS acessos armazéns brasil export centro-oeste energia Export Goiás logística Mato Grosso Mato Grosso do Sul

Leia também