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Autorização para mobilização das dragas ocorreu na sexta-feira (27); o prazo para conclusão da dragagem do canal, que será aprofundado para 16,2 metros, é de seis meses e o consórcio Van Oord/Jan De Nul foi o vencedor da licitação. Foto: Divulgação/Porto de Suape
Região Nordeste
Governo assina ordem de serviço para dragagem do canal do Porto de Suape
Intervenção é uma das mais importantes obras para melhoria da infraestrutura do porto, permitindo a atracação de navios de classe mundial com capacidade máxima de carga
O Governo de Pernambuco assinou a ordem de serviço para o início do serviço de dragagem do canal interno do Porto de Suape – uma das mais importantes obras de infraestrutura do atracadouro pernambucano. A intervenção tem custo de quase R$ 200 milhões, sendo R$ 100 milhões do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Programa de Aceleração Econômica (PAC3), e R$ 99,722 de recursos próprios do estado. A autorização para mobilização das dragas ocorreu na última sexta-feira (27).
O serviço é fundamental para permitir a atracação, com segurança, de porta-contêineres de 366 metros de comprimento e de outras embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga. O prazo para conclusão da dragagem do canal, que será aprofundado para 16,2 metros, é de seis meses, prevendo a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O consórcio Van Oord/Jan De Nul foi o vencedor da licitação.
O mesmo contrato contempla a dragagem e a manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs) 3A e 3B, para aprofundamento até 18,5 metros.
“Essa obra é fundamental para aumentar a competitividade do Porto de Suape. Ampliando o calado operacional com a dragagem, o porto poderá receber com mais segurança grandes navios, gerando mais negócios, mais emprego. Vale ressaltar que além da dragagem do canal interno, já fizemos a dragagem do canal externo e estamos finalizando as obras de recuperação do molhe do Porto. Estamos trabalhando e investindo muito em infraestrutura portuária para tornar os nosso portos mais competitivo”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
Após a conclusão dos serviços, Suape terá o maior calado operacional para navios de contêineres entre os portos públicos brasileiros e o segundo maior calado operacional do país para granéis líquidos. Os sedimentos removidos serão encaminhados para área de bota-fora, operação já licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Todas as autorizações já foram concedidas.
“Essa importante intervenção se soma à conclusão da dragagem do canal externo, cujas obras foram finalizadas em abril passado, com a profundidade de até 20 metros. Com isso, Suape dá um grande passo para potencializar a operação de todos os píeres e cais, além dos dois terminais de contêineres do atracadouro, o Tecon Suape e o APM Terminals (que começará a operar em 2026)”, pontua o gestor da estatal pernambucana, Marcio Guiot.