A gestão do conhecimento e o valor que agrega às organizações
“Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância.”
Benjamin Franklin, Cientista e Político, um dos signatários da Constituição Americana
Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar o funcionário e ver ele ficar.
Henry Ford, Engenheiro e Inventor, criou o sistema de produção em série
Duas frases para começar o texto dessa semana? Sim, porque quero dar a dimensão exata da importância que o tema que trarei nesse artigo possui no mundo do trabalho e no quanto ele é fundamental para o desenvolvimento de nossas carreiras.
Franklin e Ford viveram em épocas distintas. 73 anos separam a morte do primeiro e o nascimento do segundo. Mais de sete décadas, entretanto, não impediram que ambos enxergassem com clareza uma verdade, que continua válida no cenário complexo e competitivo, dos dias de hoje: possuir e gerenciar conhecimento faz toda a diferença.
Hoje, mais do que nunca, imersos em um mercado onde as respostas aos desafios devem ser rápidas e eficazes, é nossa obrigação compreender essa necessidade, para nós mesmos e para as empresas onde atuamos.
Como indivíduos, somos mais eficientes e eficazes na medida em que aprendemos continuamente. Como líderes em nossas organizações, mantemos essa missão e outra ainda maior que é inspirar naqueles à nossa volta – as nossas equipes – esse mesmo desejo de aprender sem parar e sobretudo, ordenar o conjunto de conhecimentos que a corporação precisa versus os que possui.
O conhecimento é composto por ideias, conceitos, práticas, saberes e experiências acumulados, conhecidos e aplicados por cada um que compõe a organização. Gerenciá-los significa identificar que aqueles realmente importantes, sejam adequadamente conhecidos, aplicados e disseminados. Em outras palavras, garantir que toda experiência válida possa ser acessada pela equipe e aplicada onde necessário, em prol de resultados cada vez melhores.
A gestão do conhecimento é um processo que estimula e facilita a troca, a utilização e a criação de saberes na empresa. Possui estreita relação com a estratégia de negócios, contribui para a sustentabilidade, maximiza a produtividade e a satisfação dos clientes, melhora substancialmente o ambiente de trabalho, além de guardar estreita correlação com a mudança cultural positiva e a geração de valor para os acionistas.
Por isso, valorizar as pessoas, representa grande valor estratégico. São elas que reúnem os tais conhecimentos que tornam a corporação capaz de diagnosticar as causas de problemas, otimizar processos e gerar resultados. Foi-se o tempo em que apenas recursos financeiros, máquinas, instalações e operações eficientes garantiam sucesso. O diferencial competitivo está no capital intelectual.
Esse processo deve tornar o conhecimento individual e aquele gerado pelo grupo, acessível a todos que dele necessitem e propiciar à organização, conceitos e instrumentos que lhe permitam:
- Apontar critérios que definam o que deverá ser mapeado e devidamente registrado como conhecimento;
- Identificar, com base na estrutura da empresa e na realidade de seu negócio, as áreas e os cargos chave cujos conhecimentos devem ser mapeados;
- Identificar quem são os talentos que detêm e podem disponibilizar os conhecimentos a serem mapeados;
- Definir as práticas de gestão do conhecimento a serem implantadas;
- Assegurar o engajamento das Lideranças e de suas as equipes no que tange à melhoria contínua do processo.
Gerir conhecimento é avançar de um padrão atual para outro desejado que – melhor e mais desafiador – deverá ser estruturado partindo do indivíduo, para o grupo, finalizando na organização. Por sua própria natureza, requer mais do que eventos isolados. Exige investimento em ações integradas, contínuas e de crescente complexidade, os quais, além de contribuírem para ampliar a consciência de sua relevância para o negócio, propiciem ferramentas de gestão que reforcem as práticas desejadas.
Por fim, a Alta Direção, além de garantir a visão estratégica da empresa em relação ao tema, contribuirá para que nenhum conhecimento relevante, já contemplado ou não na massa de saberes reunida, seja esquecido.
Você e sua organização estão prontos para gerenciar conhecimento?
Hudson Carvalho é Consultor em Gestão de Pessoas e Estratégia Empresarial, Diretor Executivo da Elabore Online – Resultados Através das Pessoas e Diretor da WISDOM – Gestão Organizacional (Desenvolvemos Pessoas e Processos) – Baixada Santista e ABCD
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