Índice avalia os portos brasileiros a partir de 15 métricas, como desempenho de gestão e governança. Foto: Divulgação Porto de Suape
Região Nordeste
Última fase de obras no molhe do Porto de Suape começa em julho
Esta, a quarta de três etapas, visa fortalecer a barreira de proteção do porto contra a força das marés
Começam em julho as obras no molhe de pedras do Porto de Suape (PE), estrutura essencial para a proteção dos berços de atracação do complexo. A obra foi dividida em quatro fases, sendo que três delas já foram concluídas. Nesta fase final o custo será de R$ 123 milhões, de acordo com a administração do atracadouro, e deve terminar em 2028.
A primeira parte das intervenções incluiu a restauração e o reforço do paredão do molhe de pedras, que se estende por cerca de 2,5 quilômetros. O projeto faz parte de um pacote de obras destinado a melhorar a segurança e a infraestrutura portuária, com um investimento total (nas 3 fases) de mais de R$ 611 milhões para serviços como dragagem, modernização da iluminação e troca de defensas.
A última fase da obra visa fortalecer a barreira de proteção do porto contra a força das marés, garantindo que as operações sejam menos afetadas por correntes marítimas e ondas. Na terceira etapa, concluída em maio, o custo foi de R$ 68,1 milhões. Foi restaurado um trecho de 1,6 quilômetro, utilizando blocos de pedras variando de 300 quilos a 12 toneladas, totalizando um volume de 78.120 metros cúbicos.
O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, ressaltou a importância da obra para a segurança das operações portuárias. “Essas intervenções são cruciais para o bom funcionamento das atividades portuárias e para preparar Suape para os desafios das mudanças climáticas”, disse.
Guiot afirmou, ainda, que o programa de inovação e transição energética, juntamente com a governança sustentável, coloca o porto pernambucano em uma posição competitiva no cenário marítimo global.
Segundo a diretora de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo, esta é a primeira grande restauração do molhe desde a inauguração do porto, em 7 de novembro de 1978. “Devido à complexidade e à abrangência da intervenção, o projeto foi dividido em três fases, abrangendo quatro áreas. Os serviços estão sendo executados conforme o cronograma estabelecido desde 2018 e agora estamos avançando para a etapa final, dotando o porto de um molhe mais robusto e seguro”, concluiu.