Organizado pela ACS, com apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café, o seminário vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores, representantes da indústria e autoridades. Divulgação
Região Sudeste
24º Seminário Internacional do Café será realizado em maio
Ricardo Amorim, o economista mais influente do Brasil, e Hugo Rodrigues, presidente McCann Worldgroup, vão palestrar
A programação da 24ª edição do Seminário Internacional do Café segue sendo definida pela Associação Comercial de Santos (ACS), mas os dias do evento já estão confirmados entre 21 e 23 de maio deste ano, no Blue Med Convention Center, e contará com a presença de especialistas renomados.
Um deles é Ricardo Amorim, considerado pela Revista Forbes o economista mais influente do Brasil. O outro é Hugo Rodrigues, publicitário nascido em Santos e que hoje preside o McCann Worldgroup.
Um dos painéis que está previsto abordará ‘O Mercado do Café na visão das Empresas e dos CEOs e Infraestrutura’. Haverá também discussões sobre Inovação, Agro, Café, Marketing, Consumos Alternativos e Regulatório, e Agenda Verde.
A programação prevê intervalos, a fim de que ocorram reuniões, visitações e networking entre os inscritos. No fim, haverá uma festa, com show da cantora Elba Ramalho, marcando o encerramento dos trabalhos.
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, explica que a agenda foi montada com o objetivo de proporcionar aos espectadores uma visão ampla do cenário mundial e apontar caminhos, a fim de se superar desafios e atingir maiores marcas no setor.
“Enfrentamos um momento ainda delicado enquanto sociedade global, com guerras e grandes economias combalidas. Isso, claro, traz impactos nas mais diversas áreas, exigindo que o empresariado e os profissionais enxerguem problemas, obstáculos e oportunidades, para não terem seus negócios atingidos e prejudicados. É isto que queremos possibilitar, trazendo especialistas de nível global e debatendo assuntos de diversas áreas, como marketing e inovação”, afirmou.
Segundo Mauro, toda a estrutura do evento foi planejada para que o público presente tenha condição de extrair o máximo de conhecimento e vivenciar experiências de forma plena. “Desta vez, os especialistas estarão em um palco 360º, totalmente integrado, com salas de reunião e estandes. Isso vai dar uma dinâmica maior a quem estiver na plateia. E mais: palestras silenciosas serão oferecidas, permitindo que os participantes as escutem de qualquer local do Blue Med Convention Center”.
Sammarco acredita que, neste ano, o número de espectadores vai aumentar em relação à edição anterior, que aconteceu em 2022. “Há dois anos, atingimos 500 inscrições e recebemos pessoas de mais de 20 países, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Bélgica, Canadá, Reino Unido e Tunísia. Agora, com um fórum mais extenso, já que teremos três dias de evento, ao invés dos dois costumeiros, acreditamos que vamos superar a marca”.
Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site www.seminariocafesantos.com.br.
No link, também é possível conferir mais informações sobre o cronograma.
O seminário
O seminário acontece desde 1972, tendo sido, até aqui, sempre realizado em Guarujá — a exceção é o fórum deste ano. O objetivo deste encontro de negócios bienal, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro no Brasil, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor, permitindo troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.
No encontro, são apresentados aos participantes estudos e pesquisas com cenários mundiais, bem como análises diversas, novidades tecnológicas, tendências de consumo e outros detalhes importantes para tomada de decisões.
Organizado pela ACS, com apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café, o seminário vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores, representantes da indústria e autoridades.