Expectativa é de que o Porto cause um impacto para empresas locais, facilitando a exportação e importação dentro do estado / Fotos: Divulgação CCom
Região Nordeste
50 anos após idealização do Porto Luís Correia, Piauí recebe primeiro navio
Outros navios devem chegar ao porto nesta quarta-feira, data de inauguração da primeira etapa de urbanização
O estado do Piauí recebeu o primeiro navio em Luís Correia na tarde da última segunda-feira (11), após mais de 50 anos desde que a infraestrutura foi idealizada. O navio da Marinha do Brasil, G 151 de Apoio Oceânico Iguatemi, foi o primeiro a entrar pelo canal de acesso marítimo do Porto do Piauí, o único estado da costa litorânea brasileira a não possuir um complexo portuário. São esperados outros dois navios para a inauguração da primeira etapa da instalação, nesta quarta-feira (13).
O evento contará com a concessão de autorização oficial do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o funcionamento do espaço.
Segundo o governo do Estado, cerca de R$ 300 milhões são perdidos anualmente por conta da necessidade de escoar produtos pelos Porto do Itaqui (MA). O Porto do Pecém (CE) também recebe cargas destinadas ao Piauí. A expectativa é de que o Porto cause um impacto para empresas locais, facilitando a exportação e importação dentro do próprio estado e fortalecendo a economia da região.
Retomadas em 2023, após anos de paralisação, as obras do porto viabilizaram o cais, a dragagem e a urbanização do local. A dragagem elevou o calado de navegação para nove metros no Rio Igaraçu, e o cais conta com 180 metros de comprimento por 35 de largura. A urbanização da retroárea será composta pela criação de ruas, gate de acesso e um centro administrativo. O complexo portuário poderá receber embarcações com comprimento de 60 metros, calado de 6 metros e boca de 11 metros.
O Governo do Estado estima que o porto comece a realizar o transporte de mercadorias no segundo semestre de 2024, após a construção do primeiro terminal específico para operar navios regulares. Os terminais serão construídos pelas empresas interessadas em se estabelecer no porto.
Os primeiros quatro terminais serão construídos a partir da vocação econômica do estado, sendo eles o terminal de pescado, terminal de grãos e fertilizantes, terminal de cargas e descargas em geral e o terminal de hidrogênio verde e amônia.