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Expectativa é de que o Porto cause um impacto para empresas locais, facilitando a exportação e importação dentro do estado / Fotos: Divulgação CCom

Região Nordeste

50 anos após idealização do Porto Luís Correia, Piauí recebe primeiro navio

Atualizado em: 12 de dezembro de 2023 às 16:16
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Outros navios devem chegar ao porto nesta quarta-feira, data de inauguração da primeira etapa de urbanização

O estado do Piauí recebeu o primeiro navio em Luís Correia na tarde da última segunda-feira (11), após mais de 50 anos desde que a infraestrutura foi idealizada. O navio da Marinha do Brasil, G 151 de Apoio Oceânico Iguatemi, foi o primeiro a entrar pelo canal de acesso marítimo do Porto do Piauí, o único estado da costa litorânea brasileira a não possuir um complexo portuário. São esperados outros dois navios para a inauguração da primeira etapa da instalação, nesta quarta-feira (13).

O evento contará com a concessão de autorização oficial do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o funcionamento do espaço. 

Segundo o governo do Estado, cerca de R$ 300 milhões são perdidos anualmente por conta da necessidade de escoar produtos pelos Porto do Itaqui (MA). O Porto do Pecém (CE) também recebe cargas destinadas ao Piauí. A expectativa é de que o Porto cause um impacto para empresas locais, facilitando a exportação e importação dentro do próprio estado e fortalecendo a economia da região.

Retomadas em 2023, após anos de paralisação, as obras do porto viabilizaram o cais, a dragagem e a urbanização do local. A dragagem elevou o calado de navegação para nove metros no Rio Igaraçu, e o cais conta com 180 metros de comprimento por 35 de largura. A urbanização da retroárea será composta pela criação de ruas, gate de acesso e um centro administrativo. O complexo portuário poderá receber embarcações com comprimento de 60 metros, calado de 6 metros e boca de 11 metros. 

O Governo do Estado estima que o porto comece a realizar o transporte de mercadorias no segundo semestre de 2024, após a construção do primeiro terminal específico para operar navios regulares. Os terminais serão construídos pelas empresas interessadas em se estabelecer no porto. 

Os primeiros quatro terminais serão construídos a partir da vocação econômica do estado, sendo eles o terminal de pescado, terminal de grãos e fertilizantes, terminal de cargas e descargas em geral e o terminal de hidrogênio verde e amônia.

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