sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O projeto de realidade virtual implantada no Porto de Aveiro tem contribuído para otimizar a eficiência, a segurança e a rentabilidade das operações, entre outros benefícios (Crédito: Divulgação)

Portugal

5G permite gerir cargas em tempo real no Porto de Aveiro

18 de fevereiro de 2023 às 8:50
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Projeto piloto tem oferecido bons resultados preliminares ao complexo

Um projeto piloto implantado no Porto de Aveiro, em Portugal, desde o ano passado, tem trazido bons resultados ao complexo. Voltado à gestão de cargas, a proposta utiliza o potencial de uma rede privada de 5G, aliada às inovações tecnológicas da Ericsson.

Desta forma, o programa cria uma realidade virtual aumentada dos terminais que permite aos operadores portuários identificarem, em tempo real, a posição das cargas e o andamento das operações através de tablets.

A ideia tem contribuído para aumentar o conhecimento em gestão e a capacidade de monitoramento das bobinas destinadas à indústria metalúrgica, otimizando também a pegada ambiental, a eficiência, a segurança e a rentabilidade das operações no Porto de Aveiro.

“A solução representa um ganho significativo para todos os agentes envolvidos não só com a redução do tempo de descarga, mas também do consumo de combustível”, explica Nuno Roso, diretor de serviços digitais da Ericsson Portugal.

Para disponibilizar um gêmeo digital, ou seja, uma réplica do armazém em tempo real, o programa utiliza informações coletadas a partir da carga, do plano de carga, dos fretes e dos veículos. Além de usar um algoritmo logístico especializado para organizar e posicionar os fretes com óculos de realidade virtual, é possível simular uma operação de carga completa, verificando sua posição e a melhor estratégia para a operação.

De acordo com os indicadores de desempenho analisados, o projeto permitiu um aumento de 10% no número de itens descarregados por hora e uma redução, também em 10%, do tempo do descarregamento.  

Da análise dos resultados preliminares notou-se, ainda, uma redução de 8% do tempo necessário para a utilização da empilhadeira, bem como a redução, para um terço do tempo, no registro de informações do frete do navio na base de dados. 

No que diz respeito ao tempo de registro e colocação de carga no armazém, ou seja, o processo desde que a carga é registrada no cais até ser corretamente colocada no armazém, houve uma redução de 14%. 

O projeto também está sendo estudado e testado no Porto de Livorno, na Itália.

 

Compartilhe:
TAGS 5G Porto de Aveiro Portugal