O 5G vai otimizar o desempenho logístico conectando estradas, motoristas, semáforos, veículos e qualquer tecnologia que auxiliará todo o complexo viário, segundo Danilo Abbondanza (crédito: Pixabay)
Inovação
5G trará revolução para o transporte, dizem especialistas
Interconectividade e aceleração dos processos trarão ganhos de produtividade e redução de custos, afirmam empresários do setor e consultores
Aumento de produtividade, interligação entre modais, redução de custos e automação de carros e estradas. Esses são os principais benefícios que especialistas e transportadoras afirmam que a tecnologia trará para as rodovias do País.
A tecnologia 5G tem como objetivo melhorar consideravelmente a navegação de dispositivos móveis, como tablets e celulares. Também visa contribuir para o desenvolvimento da internet das coisas, realidade aumentada e virtual, machine learning, metaverso, entre outros.
Uma implantação total do 5G no País traz ainda possibilidades de inovações tecnológicas, já que a rede proporciona um aumento de 20 vezes a velocidade do 4G, ou seja, poderá competir com os serviços de banda larga fixa.
Nesse sentido, o diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC (Setrans) e diretor operacional da Zorzin Logística, Marcel Zorzin, afirmou que os impactos já poderão ser sentidos a curto prazo, principalmente em rodovias ligadas aos grandes centros do País.
“Acredito que dentro de um período de médio prazo, cerca de uns cinco anos, poderemos ver um aumento importante no número de frotas automatizadas principalmente nas rodovias concessionadas. Acredito que veremos esse maior impacto em grandes centros como em São Paulo ou regiões do Sul. Mas nada impede que outras rodovias importantes também se modernizem mais rapidamente”, disse.
Segundo Zorzin, em um cenário de médio prazo, já será possível ver aumentos de produtividade do País, uma vez que as interligações entre rodovias e portos aceleraram o processo de logística de escoamento e de transporte de cargas e produtos tanto para dentro quanto para fora do Brasil.
“Em cenário ideal, de interligação de tecnologia entre rodovias concessionadas com portos como o de Santos, por exemplo, o ganho de produtividade pode chegar até a 50%. Isso porque a automatização, que a tecnologia 5G permite, retira questões como atrasos e necessidade de mão de obra para movimentação dessas cargas, além da aceleração na retirada e no despacho de produtos para dentro e fora do porto”, falou.
De acordo com o gestor, essa tecnologia, unida às diversas outras já implementadas nos veículos fabricados atualmente, permitirá o acompanhamento de métricas em tempo real com o caminhão em movimento. “A opção permitirá que o gestor tenha um panorama mais assertivo do que precisa ser feito para prolongar a vida útil da frota”, adicionou.
Marcel Zorzin comentou ainda sobre como essa novidade contribuirá no processo. “Ela transformará a gestão de frotas em tempo real com todas as informações sobre os veículos, como ele está, quanto rende por litro, entre outras. Dessa forma, podemos montar e apurar uma checklist de forma imediata e acessível e efetuar ações precisas”.
Contudo, o diretor operacional afirmou que é preciso que estados e municípios acelerem as instalações de suas antenas para que esse cenário de redução de custos e ganho de produtividade venha a ser concretizado. Segundo dados da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel), o Brasil possui cerca de apenas 1% de cidades prontas para receber o 5G.
“É preciso que os governos estaduais e federais tenham velocidade na busca dessa nova tecnologia. Ela impactará consideravelmente os custos e trará versatilidade e previsibilidade para o transporte de carga rodoviário. Os portos, por exemplo, já estão à frente nessa automatização. Interligar essas tecnologias trará benefícios imensuráveis”, disse.
Otimizações e menos burocracia
Quem também afirmou que o 5G trará revoluções para as rodovias brasileiras foi o CEO da ModalGR, empresa de consultoria em tecnologia da informação e gestão de projetos, Danilo Abbondanza. O empresário explicou que a tecnologia trará inúmeros benefícios, dentre eles ganhos de desempenho e diminuição de riscos dentro das estradas brasileiras.
“Uma grande otimização de desempenho logístico conectando estradas, motoristas, semáforos, carros, caminhões e qualquer outra tecnologia que auxiliará todo complexo viário sendo alimentado por inteligência artificial facilitando fluxo, progresso e diminuindo riscos de acidentes e contratempos”, explicou.
Segundo o CEO da ModalGR, o 4G conectou as pessoas enquanto que o 5G irá conectar as coisas – carros, semáforos, celulares, equipamentos domésticos, etc. Isso fará com que haja, principalmente dentro das grandes cidades, impactos significantes em custos como consumo de combustíveis e gastos com manutenções.
“Pensando em complexo logístico viário, creio que haverá diminuição do consumo de combustível e a redução de quebras de equipamentos, uma vez que carros e caminhões estão cada vez mais tendo suas peças mecânicas sendo operacionalizadas por inteligência artificial”, argumentou.
Danilo Abbondanza comentou ainda que a tecnologia possibilitará a diminuição de burocracia, algo que é uma constante reclamação de todos os agentes do setor. Isso porque será possível simplificar processos, bem como unificar papéis e autorizações, recibos e registros dentro de um só software.
“Com essa inteligência, os processos burocráticos serão mais facilitados através de softwares mais realistas com projeções e maior número de informações em tempo real, pois com uma internet muito mais rápida será possível conectar muito mais dispositivos dentro da mesma tecnologia e trazendo essas informações num curto espaço de tempo com aumento significativo de produtividade jamais vista em toda nossa história” disse.
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