domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Ao todo, foram movimentadas no Porto de Imbituba 5.463.464 toneladas, sendo 78,5% de granel sólido (Arquivo/Airton-Fernandes/SECOM/SC)

Região Sul

Porto de Imbituba movimenta 5,5 milhões de toneladas em nove meses

17 de outubro de 2022 às 9:45
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Volume representa um aumento de 9,7% sobre o ano anterior, segundo a SCPAR

O Porto de Imbituba, localizado no sul de Santa Catarina, movimentou aproximadamente 5,5 milhões de toneladas de janeiro a setembro deste ano. O volume operado representa um aumento anual de 9,7%. 

Segundo a SCPAR Porto de Imbituba, em números absolutos, foram movimentadas 5.463.464 toneladas, sendo 78,5% somente de granel sólido. As principais cargas operadas no período foram coque de petróleo, fertilizantes, sal, farelo de soja e contêineres.

Ao todo, 211 navios foram atendidos nos nove meses, número que praticamente se igualou ao do ano passado, de 210 embarcações.

“A perspectiva da SCPAR Porto de Imbituba é que o porto catarinense encerre 2022 com movimentação anual de 7,2 milhões de toneladas”, informou a Autoridade Portuária em nota.

Novo rebocador

Ampliando o serviço de atendimento às embarcações, o complexo portuário do sul catarinense recebeu um novo rebocador na última semana. O SAAM Tapajó pertence à empresa chilena SAAM Towage e, conforme explicou a SCPAR Porto de Imbituba, será utilizado no apoio às manobras de entrada e saída de navios. 

“A chegada do SAAM Tapajó amplia a frota de rebocadores que atende o Porto de Imbituba, passando de dois rebocadores (WS Rigel e Draco) da empresa Wilson Sons, para três, com previsão de chegar a quatro, esses dois últimos, da SAAM Towage”, informou a Autoridade Portuária.

“Acompanhando o aumento na demanda por movimentação de cargas no Porto de Imbituba, nosso objetivo tem sido fomentar mais eficiência e competitividade aos usuários, com ações como a realização de obras de infraestrutura, aprimoramento dos processos e arrendamentos, o que acaba atraindo novos players envolvidos na cadeia logística”, disse a SCPAR.

SAAM Tapajó

Construído em 2008, o SAAM Tapajó possui propulsão do tipo azimutal (Azimuth Stern Drive – ASD), com 24,4 metros de comprimento e capacidade até 52 toneladas (bollard pull ahead).

A SAAM Towage atua em mais de 80 portos, de 13 países, e conta com uma frota de mais de 180 rebocadores, a maior parte deles em atividade no Brasil.

 

O SAAM Tapajó pertence à empresa chilena SAAM Towage e será utilizado no apoio às manobras de entrada e saída de navios (Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba)

O SAAM Tapajó pertence à empresa chilena SAAM Towage e será utilizado no apoio às manobras de entrada e saída de navios (Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba)

 

 

Compartilhe:
TAGS