sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Em 2022, o Porto de Lisboa bateu recordes também relacionados a escalas de cruzeiros, com 103 no total (Crédito: Divulgação0

Portugal

Movimentação de cargas no Porto de Lisboa aumenta 12%

Atualizado em: 31 de janeiro de 2023 às 11:39
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Resultado foi obtido no último trimestre do ano passado 

A movimentação de cargas no Porto de Lisboa, em Portugal, registrou aumento de 12% no terceiro trimestre do ano passado, comparado ao mesmo período de 2021. Foram 3,607 milhões de toneladas, impulsionadas também pelo acréscimo de 24% no número de escalas de navios.

Em termos de segmentação por tipo de mercadoria, os granéis sólidos corresponderam a cerca de 50% da movimentação total do Porto de Lisboa, apresentando um aumento de 23,2% no período de junho a setembro, contabilizando 1,792 milhão de toneladas. Já os granéis líquidos representaram 420 mil toneladas, crescimento de 21,5% ante a 2021.

A movimentação de contêineres também cresceu, passando de 80.258 para 80.500, aumento de 0,3%. 

 

Cruzeiros

Em 2022, o Porto de Lisboa bateu recordes também relacionados a escalas de cruzeiros e quantidade de passageiros que tiveram como origem e/ou destino a capital portuguesa.

Pela primeira vez, o número de escalas de embarcações turísticas passou de 100: foram 103 atracações de cruzeiro em ‘turnaround’ (que tiveram como origem ou destino o Porto de Lisboa), envolvendo 88.292 passageiros.

“Face a 2019, estes números representam crescimentos de 43% nas escalas e 21% no número de passageiros”, informou em nota a Administração do Porto de Lisboa (APL), acrescentando que os números “demonstram o interesse por parte dos operadores de cruzeiro para embarque e desembarque dos seus navios neste porto”. 

Segundo a APL, em termos econômicos, o segmento de ‘turnaround’ é o que traz mais riqueza aos destinos, mostrou o Estudo de Impacto Econômico da Atividade de Cruzeiros em Lisboa, promovido pela Autoridade Portuária em parceria com a Lisbon Cruise Port. Os dados relevaram que um passageiro embarcado em Lisboa gasta em média 367 euros na cidade. 

“Considerando que, em 2022, embarcaram no Porto de Lisboa 45.276 passageiros, estamos a falar de cerca de 17 milhões de impacto econômico direto gerado apenas pelas pessoas que iniciaram a sua viagem na capital portuguesa”, realçou o presidente da Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, em comunicado.

As escalas internacionais de cruzeiros também tiveram crescimento: foram 327, o que representou uma subida de 5,5% comparada a 2019, que contabilizou 310. 

Como curiosidade, a APL contou que, no ano passado, três operadores estrearam no Porto de Lisboa e 22 navios de cruzeiro atracaram pela primeira vez no complexo, entre os quais dois deles – o ‘Silver Dawn’ e o ‘Evrima’ – foram batizados na cidade.

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi reconhecido como o melhor da Europa pelo World Cruise Awards, em 2022. A iniciativa global premia a excelência na indústria de turismo marítimo.

 

Compartilhe:
TAGS CRUZEIROS movimentação Porto Lisboa Portugal