domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O novo presidente Cleverton Vieira (ao centro) com os novos diretores, Pablo Fonseca (Operações e Logística), e Lindomar Dutra (Administração e Finanças) (Crédito: Divulgação/SCPar São Francisco do Sul)

Região Sul

Nova diretoria do Porto de São Francisco do Sul toma posse

Atualizado em: 3 de fevereiro de 2023 às 9:58
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Segundo o presidente Cleverton Vieira, prioridade inicial é acelerar os investimentos voltados à infraestrutura terrestre e aquaviária

A nova diretoria do Porto de São Francisco do Sul tomou posse e já iniciou os trabalhos. Cleverton Vieira foi nomeado presidente do porto pelo governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) na semana passada. Na quarta-feira (1º), tomaram posse Pablo Almeida da Fonseca como diretor de Operações e Logística, e Lindomar de Souza Dutra como diretor de Administração e Finanças.

Cleverton, que foi nomeado em 26 de janeiro, afirmou que a prioridade inicial com o porto é acelerar os investimentos voltados à infraestrutura terrestre e aquaviária, para assegurar condições que viabilizem o aumento no volume de cargas movimentadas.

“A modernização da nossa estrutura portuária permitirá otimizar o escoamento da produção dos grãos catarinenses e a recepção de fertilizantes e material siderúrgico, resultando em melhorias para toda a cadeia produtiva”, afirmou o novo presidente.

Também está na mira de Cleverton a construção de um novo berço de atracação de navios. O 401 será o oitavo berço no Porto de São Francisco e deverá atender a diferentes tipos de cargas. A expectativa é que o lançamento da licitação de arrendamento ocorra ainda este ano. Ao mesmo tempo, pretende dar celeridade à obra de dragagem para alargamento do canal de acesso ao Porto com a possibilidade de recepção de embarcações de maior porte.

Para agilizar a entrada e saída de caminhões na área portuária, o Porto de São Francisco avançará para concluir a implantação dos sistemas de controle solicitados pela Receita Federal para a abertura do novo acesso, que já foi construído. A previsão é que as três novas balanças, nesse moderno gate, sejam autorizadas a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.

Cleverton Vieira atua há dez anos no setor portuário. Ele tem mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e curso de administradores para Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista de Santa Catarina, pela Fundação Escola de Governo (ENA).

Advogado concursado da SC Participações e Parceria SA (SCPar) desde 2008, ele retorna à presidência do Porto de São Francisco pela segunda vez, tendo ocupado o cargo inicialmente entre agosto de 2021 e maio de 2022. Antes disso, ele exerceu o cargo de Diretor Jurídico do Porto de Imbituba entre 2013 e 2016.

 

Diretores

O novo diretor de Operações e Logística, Pablo Fonseca, é administrador de empresas, com ênfase em Comércio Exterior. Possui MBA em Logística Empresarial (Universidade Estácio/RJ) e mestrado em Gerenciamento Portuário e Transporte Marítimo pela Universidade de Antuérpia, da Bélgica.

Com 38 anos, ele trabalhou no planejamento da construção do Porto de Itapoá, também em Santa Catarina, em 2009. Depois, participou da elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária, em 2010, e atuou na Gerência de Operações do Porto de Imbituba, entre 2013 e 2019.

Fonseca teve uma curta passagem pelo Porto de São Francisco, em 2020, quando por cinco meses atuou como gerente de Operações. Seu último cargo foi superintendente Comercial e de Planejamento da Companhia Docas do Rio de Janeiro.

“Trabalharemos para desenvolver o Porto de forma a possibilitar que os operadores, nossos clientes, continuem a aumentar a movimentação portuária, visando a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina e do Brasil”, disse.

Já o novo diretor de Administração e Finanças, Lindomar Dutra, é bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Pública Avançada pela Escola Nacional de Administração (ENA). Nascido na cidade de Tubarão há 50 anos, na década de 1990 foi bancário e supervisor financeiro em Balneário Camboriú.

Nos últimos 20 anos ocupou diversos cargos de gestão no Porto de São Francisco, onde é servidor desde 2000. Ele foi supervisor de Faturamento, em 2010, e gerente de Administração, Finanças e Contabilidade, em 2012. Nesta função, implantou a reestruturação tarifária do Porto, em 2013, o que permitiu aumentar significativamente a receita, gerando um superávit de R$ 31 milhões já no primeiro ano. Desde 2019 estava à frente do Terminal Graneleiro, seu último cargo até assumir o novo posto.

Entre suas prioridades, Lindomar quer buscar a modernização constante da gestão do Porto, junto com a continuidade da Certificação ISO 9001 e 14001.

“Além da gestão financeira, queremos intensificar a parceria e a proximidade com os nossos colaboradores, fundamentais para o sucesso do Porto”, comentou.

Compartilhe:
TAGS Cleverton Vieira Porto de São Francisco do Sul Santa Catarina