domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A empresa FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes, foi a primeira a assinar um protocolo de intenção para se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba.

Região Sudeste

Empresa de fertilizantes assina protocolo de intenção com ZPE Uberaba

Atualizado em: 9 de fevereiro de 2023 às 10:34
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

A FertMinas é a primeira interessada em se instalar na zona de exportação da cidade

A empresa FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes, foi a primeira a assinar um protocolo de intenção para se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. O investimento estimado é de R$ 30 milhões, com previsão de gerar, ao menos, 100 empregos diretos.

O documento foi assinado no último dia 18 entre a Prefeitura de Uberaba, a Companhia Administrativa da ZPE Uberaba (CAZPE) e a empresa.

Elisa Araújo, prefeita de Uberaba, disse que a parceria comprova a segurança do projeto e que espera novos investimentos para a ZPE da cidade.

Na ocasião, representantes do governo federal e de Minas Gerais realizaram ainda uma fiscalização e monitoramento da construção da ZPE, que encontra-se na segunda etapa das obras.

A secretaria executiva do Conselho Nacional das ZPEs, Ana Carolina Peres, explicou que a visita foi a primeira relacionada à análise de documentação, inclusive contábil, além da verificação do andamento das obras de infraestrutura.

A previsão é que a área esteja totalmente concluída ainda neste primeiro semestre. 

Estiveram presentes também representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Receita Federal.

 

ZPE

A ZPE de Uberaba fica na BR-050, em uma área de 268,05 hectares, abrigando o entroncamento rodoferroviário que serve atualmente ao Distrito Industrial II. O processo para implantação da ZPE na cidade começou em 2012.

Empresas interessadas em se instalar na ZPE precisam da aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) – do Ministério da Economia – e da Superintendência Regional da Receita Federal do Estado de Minas Gerais, que trata do alfandegamento da área.

As empresas instaladas nessa área alfandegada de livre comércio com o exterior podem se beneficiar de incentivos fiscais, como a isenção de tributos federais em matérias-primas nacionais ou importados.

Atualmente, o Brasil tem 14 ZPEs autorizadas e que estão em fase implantação. Na China existem centenas, no mundo, mais de 5 mil. Este tipo de empreendimento fomenta a competitividade no comércio internacional, além de gerar empregos.

Compartilhe:
TAGS fertilizante. ZPE Uberaba