O guindaste móvel portuário LHM 550 veio desmontado, com as peças trazidas no porão do navio, e os maiores volumes no próprio convés (Crédito: Claudio Neves/Portos do Paraná)
Região Sul
Paranaguá recebe seu maior guindaste para descarga de granéis sólidos de importação
Equipamento fabricado na Alemanha é considerado uma referência mundial no segmento
Atracou no berço 211 do Porto de Paranaguá o navio Maria, carregado com três guindastes de grande porte, utilizados na operação portuária. Um dos equipamentos foi descarregado no terminal paranaense, o maior guindaste já desembarcado, e irá reforçar a operação de descarga dos granéis sólidos de importação, principalmente os fertilizantes.
A carga foi classificada como especial e cada guindaste é um projeto. O equipamento veio desmontado, com as peças trazidas no porão, e os maiores volumes no próprio convés da embarcação. A fabricação é da empresa Liebherr, de Rostock, Alemanha, país de origem do navio.
O guindaste móvel portuário LHM 550 que desembarcou no Porto de Paranaguá é considerado uma referência mundial no segmento. Segundo a empresa que adquiriu o equipamento, a Harbor, operadora portuária no cais paranaense, o guindaste é o único do tipo, até o momento, no Paraná e um dos maiores em capacidade e produtividade para descarga de granéis do Brasil.
De acordo com Luiz Teixeira da Silva Junior, diretor de Operações da Portos do Paraná, a vinda de mais um equipamento dessa natureza, com alto custo agregado, demonstra a confiança da iniciativa privada na Autoridade Portuária.
“Os portos do Paraná têm certa tradição na operação de cargas especiais já tendo recebido muitas peças desse porte e outras, até maiores”, comentou.
O cais do Porto de Paranaguá é reforçado e tem total condições de suportar esses grandes guindastes utilizados na descarga dos granéis de importação, conforme explicou o diretor de Operações.
“Além disso, a produtividade por berço nos portos de Paranaguá e Antonina reforça a eficiência dos operadores portuários e da mão-de-obra empregada”, completou.
Equipamento moderno
Com quase 400 toneladas, o LHM 550 é um guindaste com quatro cabos, específico para operações com granéis sólidos. Segundo Douglas Soares Pires, gerente de Operações da Harbor, trata-se de um equipamento de ponta.
“Tem capacidade para 154 toneladas, a cada movimento, e alcance de 54 metros, propiciando maior produtividade e atendimento de grandes navios Panamax, Pós-Panamax e Capesize. É um equipamento moderno, produtivo e com alto nível de tecnologia, com sistema de energia por acumulador e eletrônica, o que garante melhor desempenho, alto nível de segurança, controle de movimentos, ciclos de trabalhos curtos e produtivos”, afirmou.
O navio Maria é de carga geral (breakbulk). Apesar de ser considerado pequeno, com 151,67 metros de comprimento (loa) e 21 metros de largura (boca), tem guindastes de bordo robustos e tripulação treinada para carregar e descarregar peças de grandes proporções, até maiores e mais pesadas que os guindastes que vieram nessa viagem.