O Porto de Vila do Conde se destacou ao movimentar 17,9 milhões de toneladas, um aumento de 8,88% (Crédito: Divulgação)
Região Norte
Região Norte é a que mais se destaca em movimentação de cargas em 2022
Crescimento em relação ao ano anterior foi de 12%, de acordo com o Anuário Estatístico Aquaviário da Antaq
A movimentação portuária da Região Norte do país foi destaque regional no ano de 2022, segundo o Anuário Estatístico Aquaviário de 2022 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado no último dia 8.
Os dados mostram que as instalações portuárias da região movimentaram 138,4 milhões de toneladas no ano passado, o que representa um crescimento de 12% em comparação a 2021 e que se sobressaiu em relação às outras localidades do país.
O cenário positivo foi verificado tanto nos Terminais de Uso Privado (TUPs) quanto nos portos públicos instalados no Norte brasileiro.
Ao todo, os terminais autorizados movimentaram mais de 100 milhões de toneladas – aumento de 12,37% em comparação ao ano anterior. Já os portos organizados da região movimentaram 38,3 milhões de toneladas – aumento de 11,16% ante 2021.
Entre os TUPs, o terminal Hidrovias do Brasil Vila do Conde (PA) se destacou ao movimentar mais de 13 milhões de toneladas de granéis sólidos – cereais, sementes e adubos, refletindo um aumento de 44,93%. Os dois principais tipos de navegação, longo curso e interior, também mostraram aumento de 42,76% e 47,99%, respectivamente.
Já o terminal de Trombetas (PA), que opera bauxita, e o Graneleiro da Hermasa (AM) – com perfil de carga de granel sólido – fecharam o ranking dos três principais terminais da região. Ambos apresentaram crescimento de 6,02% e 7,10% respectivamente.
Para os portos públicos, o destaque ficou para o Porto de Vila do Conde (PA) que movimentou 17,9 milhões de toneladas, acréscimo de 8,88% em relação ao ano anterior. A carga mais relevante para o resultado foi o granel sólido, com 14 milhões de toneladas movimentadas, crescimento de 7,21% em comparação a 2021.
Outro porto organizado com destaque na movimentação foi o de Santarém (PA), que fechou 2022 com 13,2 milhões de toneladas, crescimento de 25,49%. Quase toda a carga, 12,95 milhões de toneladas, foram de graneis sólidos, em especial cereais e fertilizantes.
Região Nordeste
Os portos da região Nordeste movimentaram 84,6 milhões de toneladas em 2022, o que também representa crescimento, neste caso de 4,71% em comparação ao ano anterior.
O Porto de Itaqui (MA), responsável por quase 40% da movimentação feita pelos portos públicos da região, movimentou 33,6 milhões de toneladas, acréscimo de 8,2% em relação ao ano anterior.
Só de granéis sólidos – em especial sementes e cereais – o porto maranhense movimentou 23,1 milhões de toneladas (crescimento de 19,07% em comparação a 2021). Quanto à modalidade de navegação, 88% das mercadorias do porto foram movimentadas por longo curso, que também registrou aumento de 12,71%.
O Porto de Suape (PE) também se destacou ao movimentar 24,7 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro de 2022, registrando um crescimento de 12,0% em comparação com 2021. O porto pernambucano teve como principal mercadoria os derivados de petróleo, com 9,5 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 40% na comparação com o ano anterior.