sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Fernando Biral será substituído interinamente por Marcus Mingoni (crédito: SPA)

Região Sudeste

Ministério decide retirar Biral da presidência do Porto de Santos

17 de fevereiro de 2023 às 11:18
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Medida foi aprovada pelo Conselho de Administração (Consad) da Santos Port Authority (SPA) em reunião nesta manhã

O Ministério de Portos e Aeroportos decidiu substituir o executivo Fernando Biral na presidência da Santos Port Authority (SPA), a Autoridade Portuária de Santos, conforme apurou o BE News. Sua saída ocorrerá no próximo dia 23. O cargo será assumido interinamente pelo atual diretor de Administração e Finanças, Marcus Mingoni.

A saída de Biral e a nomeação de Mingoni foram decididas há pouco minutos pelo Conselho de Administração (Consad) da empresa, que está reunido por videoconferência. A determinação da mudança partiu do Ministério de Portos e Aeroportos, que controla a SPA.

Esta é a quarta troca de presidente em autoridades portuárias controladas pelo Governo Federal. Mayhara Chaves deixou o comando  da Companhia Docas do Ceará no último dia 25 de janeiro. Na última segunda-feira, dia 13,  Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira foi exonerado da presidência da Companhia Docas do Rio de Janeiro (PortosRio, nova denominação da CDRJ). E nessa quinta-feira, dia 16,  Carlos Autran Amaral foi destituído da direção da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba). Nesses três casos e no de Biral, as trocas foram pontuais.  Ainda estão previstas as indicações de novas diretorias para as companhias docas controladas pela União, mas isso só deve ocorrer após a nomeação dos integrantes do primeiro e do segundo escalão do Ministério. Até agora, apenas o secretário-executivo da pasta,  Roberto Gusmão, teve sua indicação aprovada.

Fernando Biral foi contratado pela SPA para comandar a Diretoria de Administração e Finanças em abril de 2019, no início do governo do presidente Jair Bolsonaro. Na época, o presidente da companhia era o engenheiro Casemiro Tércio. Quando Tércio deixou a presidência cerca de um ano depois, em maio de 2020, ela passou a ser ocupada por Biral.

Confira mais informações sobre a troca no comando da SPA ao longo do dia no portal BE News e na edição de amanhã do jornal BE News.

Compartilhe:
TAGS Fernando Biral Ministério de Portos e Aeroportos PORTO DE SANTOS portos SPA