A embarcação Starnav Lynx foi fabricada com recursos do Fundo da Marinha Mercante e teve o BNDES como agente repassador (Foto: Divulgação/Detroit Brasil)
Região Sul
Estaleiro de SC lança primeiro rebocador híbrido mecânico construído nas Américas
Embarcação de apoio portuário terá capacidade de tração estática de 80 toneladas
O Estaleiro Detroit Brasil, localizado em Santa Catarina, lançou o primeiro rebocador híbrido mecânico projetado e construído nas Américas. A embarcação Starnav Lynx foi fabricada com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e teve o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente repassador.
Com uma capacidade de tração de 80 toneladas de bollard pull (tração estática), a embarcação conta com a Schottel fornecendo os propulsores e o sistema híbrido e os motores principais da MTU (série 4000).
Segundo a empresa, a estimativa é que o Starnav Lynx possa reduzir em até 6% as emissões quando comparados a um rebocador convencional de similar potência.
Em 2022 a Detroit Brasil lançou na ITS em Istambul, a linha de rebocadores Detroit Green Line, que conta com soluções focadas na redução nas emissões de gases do efeito estufa, em sintonia com as principais diretrizes da IMO.