Porto de Itapoá busca ampliar capacidade de atendinento
Região Sul
Porto de Itapoá adquire novos equipamentos
Duas novas empilhadeiras Reach Stacker serão empregadas nas operações no pátio do terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG
O Porto Itapoá (SC) adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker que serão empregadas nas operações no pátio do terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel, usado em operações dentro de portos para movimentar e empilhar os contêineres.
O objetivo é reduzir o tempo das operações em geral e dar suporte para movimentos específicos, como de cargas especiais padrão break bulk.
O gerente de operações do Porto Itapoá, Thiago Santos, explica que o TTT – Truck Turn Time (espera dos caminhões dentro do porto) deve diminuir com essa novidade. “Hoje temos cerca de 1.600 por dia circulando pelo terminal”, explica.
Segundo Santos, a otimização do TTT, o tempo de trânsito de caminhões é uma busca constante do Porto Itapoá.
Os equipamentos da marca Kalmar têm capacidade de levantar 45 toneladas nos spreaders (dispositivo que é acoplado na máquina para levantar os contêineres) e possuem uma série de tecnologias para a segurança do operador. O porto já contava com três equipamentos similares.
Ampliação x Investimentos
Com a previsão de ampliar sua capacidade de atendimento, o Porto Itapoá vem fazendo investimentos em infraestrutura. Além das empilhadeiras Reach Stacker, foram adquiridos mais cinco RTGs, um guindaste móvel sobre pneus, próprio para movimentação de contêineres no pátio.
O terminal já conta com 17 destes equipamentos, da marca ZPMC, mas os novos serão operados por controle remoto. O Porto Itapoá será o primeiro do Brasil a contar com essa tecnologia. A entrega destas máquinas será em janeiro de 2023.
Outra importante aquisição são os nove caminhões terminal tractors (TTs) – que chegam em julho -, além de nove buggies, as “carretas” dos TTs – que já chegaram. Os veículos juntam-se à frota de 40 unidades, da marca Rucker, que podem carregar, cada um, 65 toneladas, equivalente a dois contêineres de 20 pés.
Com essa nova infraestrutura, o Porto Itapoá estará preparado para a fase final de sua ampliação. Até o fim de 2023, o terminal terá mais 200 mil m² de pátio, totalizando 455 mil m²; um píer, que hoje possui 800m de comprimento, de 1.210m; e quase o dobro da capacidade de movimentação, chegando a 2 milhões TEUs por ano.