A aquisição das locomotivas visa atender à demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste, por onde vários produtos são escoados nos portos do Espírito Santo
Ferrovias
VLI investe R$ 200 milhões em novas locomotivas para transporte no Centro-Leste
Equipamentos se unirão à frota da companhia que opera pela Ferrovia Centro-Atlântica
A empresa logística VLI adquiriu nove locomotivas modelo ES-43BBI, da Wabtec, que irão se juntar à frota da companhia para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O negócio foi fechado na última terça-feira (28), num investimento de R$ 200 milhões. A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues em até 18 meses.
Segundo a companhia, a aquisição dos novos equipamentos visa atender ao incremento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste, por onde insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose são escoados em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.
Entre eles, fluxos iniciados recentemente pela empresa, como o transporte de celulose solúvel para a LD Celulose, em um contrato que prevê a movimentação de 500 mil toneladas anuais do material, produzido no Triângulo Mineiro, até o porto de Barra do Riacho (ES). Para este contrato, a VLI investiu R$ 400 milhões na compra de vagões e locomotivas.
“A aquisição das locomotivas reforça nosso compromisso com os clientes que transportam suas cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção aos portos do Espírito Santo e a capacidade do nosso time de cocriar soluções para gerar eficiência”, explicou Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia.
Ampliação
A VLI afirmou que está estudando novos investimentos e oportunidades para aumentar os volumes transportados aos portos do Espírito Santo.
Como exemplo, citou o recente memorando de entendimento assinado com a Vports (antiga Codesa, Companhia Docas do Espírito Santo) para obras de expansão do novo Porto de Vitória, com o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local.
Os estudos a serem feitos em conjunto devem mostrar uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.
Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde opera por direito de passagem para acesso aos portos do Espírito Santo.
A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão. No entanto, a empresa acredita no crescimento deste corredor e estuda novas oportunidades portuárias públicas e privadas no estado.