A carga veio pelo navio Garnett, oriundo do porto ucraniano de Yuzhny, transportando a bordo 33 mil toneladas de cereaisCrédito: Divulgação
Portugal
Terminal do Porto de Setúbal começa a movimentar cereais
Primeira operação foi registrada no mês passado
A Tersado, concessionária do Terminal Multiusos – Zona 1, no Porto de Setúbal, em Portugal, começou a movimentar cereais e a primeira descarga ocorreu no mês passado, anunciou a administração portuária em comunicado.
A carga veio pelo navio Garnett, com 180 metros de comprimento e 30 metros de largura. Ele atracou no terminal, vindo do porto ucraniano de Yuzhny, transportando a bordo 33 mil toneladas de cereais.
A mercadoria destina-se ao mercado nacional, em particular à zona central do país. Segundo a Autoridade Portuária (APSS) “este será apenas o primeiro de vários navios que passarão a demandar Setúbal para movimentar cereais”.
O órgão explicou que a Tersado dispõe de todos os meios para movimentar este tipo de carga, mas ressaltou que “foi necessário trabalhar com vários parceiros logísticos cuja sinergia assegurou o sucesso desta operação”.
Detalhou ainda que foi possível descarregar a carga diretamente do navio para os caminhões, “com imediato encaminhamento aos clientes finais, evitando dessa forma os custos logísticos com armazenagens intermédias”.