Efrain da Cruz também foi indicado pelo Governo Federal para o conselho de administração da PetrobrasCrédito: Pedro França/Agência Senado
Nacional
Efrain da Cruz será o número 2 do Ministério de Minas e Energia
Nome do ex-diretor da Aneel foi confirmado pelo ministro Alexandre Silveira para a Secretaria Executiva da pasta
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou o nome do ex-diretor da
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Efrain da Cruz, para a Secretaria Executiva da pasta.
O cargo foi alvo de disputas e avaliação do Palácio do Planalto durante os três primeiros meses do governo. Alguns nomes foram barrados por estarem ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro Alexandre Silveira confirmou a escolha em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17) no Ministério.
“Houve uma grande especulação em torno dessa questão. Fato é que eu só tenho a agradecer ao presidente Lula, que em nenhum momento faltou a sua solidariedade e a sua compreensão”, disse Silveira.
Efrain da Cruz também foi indicado pelo governo ao conselho de administração da Petrobras. Antes da Aneel, ele já ocupou duas diretorias no grupo Eletrobras: diretor de Gestão Corporativa das distribuidoras de Rondônia (antiga Ceron, hoje Energisa Rondônia) e do Acre (Eletroacre, atual Energisa Acre).
Portanto, com a chegada de Efrain ao Ministério, a expectativa é de que as discussões com temas importantes na agenda do setor de energia possam avançar. Entre elas, a abertura total do mercado livre e o futuro de concessões de distribuição e transmissão com contratos que vencem nos próximos anos.