A nova composição aumenta em 40% a capacidade de transporte, quando comparado aos comboios de 25 barcaças da empresa Crédito: Divulgação
Região Norte
Hidrovias do Brasil inaugura primeira viagem com o maior comboio do país
Empresa conseguiu autorização para navegar com 35 barcaças no trecho Itaituba-Barcarena, no Arco Norte
A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, inaugurou sua operação com o maior comboio fluvial do país, composto por 35 barcaças.
A primeira movimentação ocorreu no mês passado, com a embarcação saindo do Terminal de Uso Privado (TUP), em Barcarena (PA), com destino à Estação de Transbordo de Carga (ETC), em Itaituba (PA), ambos terminais da companhia, onde foi carregada com grãos.
A viagem inaugural só foi possível após treinamentos para capacitar a tripulação, visando a segurança e a eficiência da navegação.
O comboio tem capacidade para transportar até 70 mil toneladas e possui 346 metros de comprimento e 75 metros de largura.
Essa nova composição aumenta em 40% a capacidade de transporte, quando comparado aos comboios de 25 barcaças da companhia. Com isso, será possível levar mais carga em uma única viagem, garantindo ganhos na eficiência e consequente redução na emissão de carbono por tonelada transportada.
Na comparação com o modal rodoviário, o novo comboio substitui aproximadamente 1.666 caminhões por viagem.
Para Gleize Gealh, vice-presidente de operações da Hidrovias do Brasil, “o início das viagens do comboio de 35 barcaças demonstra a força da companhia em sempre entregar as melhores soluções”.
Autorização
A empresa recebeu autorização da Marinha do Brasil no fim do ano passado para navegar com a embarcação nos rios Tapajós, Amazonas e Pará.
Os principais produtos transportados são soja e milho vindos de Mato Grosso. A medida é também uma forma de atender a demandas cada vez maiores da produção da região centro-oeste do país, de acordo com a companhia.