sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Atualmente, o Porto de Imbituba conta com três cais e pode receber até quatro embarcações ao mesmo tempoCrédito: Divulgação/Icaro Braga/SCPAR Porto de Imbituba

Região Sul

Com pacote de projetos, Imbituba planeja receber mais navios ao mesmo tempo

Atualizado em: 22 de março de 2023 às 10:26
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Ideia é aumentar o número de berços para atracação simultânea de até seis embarcações

Para poder atender à crescente demanda de movimentação de cargas, a SCPAR Porto de Imbituba Autoridade Portuária anunciou um pacote de projetos que visam aumentar o número de berços para atracação simultânea de até seis navios no complexo portuário. Atualmente, o Porto de Imbituba conta com três cais e pode receber até quatro embarcações ao mesmo tempo. Com os projetos concluídos, a ampliação tornará o porto de Imbituba o maior de Santa Catarina em extensão acostável, com aproximadamente 1,6 km de cais linear.

Os planos de expansão já devem começar a se tornar realidade nos próximos 30 dias, com a perspectiva da recuperação e ampliação do Cais 3. As intervenções no Berço 3 estão em fase final de projeto executivo, no que é considerado a maior e mais importante obra realizada pela SCPAR Porto de Imbituba, com um aporte de mais de R$ 92 milhões custeados pela Autoridade Portuária.

O reforço estrutural do Cais 3 alargará o berço e permitirá maior automatização, permitindo a instalação de novos equipamentos de movimentação de cargas, como shiploader. O cais receberá, também, dois dolfins, um de atracação e um de amarração, para viabilizar o recebimento de navios maiores, passando do limite atual de 205 metros (LOA) para embarcações com até 300 metros. A previsão de entrega é para 2025.

Após a obra, o planejamento seguinte é realizar a dragagem de aprofundamento do local, equiparando a capacidade de calado máximo do Berço 3 a dos cais 1 e 2, que possuem profundidade de 15 metros.

“As melhorias em que estamos trabalhando são fundamentais para que Porto de Imbituba permaneça na trajetória ascendente de participação na logística portuária e incluem tratativas simultâneas no campo estrutural, de acesso, otimização de áreas, automatização de processos e de gestão comercial do Porto. Nosso objetivo é elevar a qualidade, pensando na maior eficiência operacional na movimentação de cargas, sustentabilidade no dia a dia com a cidade e manutenção de baixo tempo de espera para atracação”, declarou Luís Antônio Braga Martins, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

Após ter finalizado o projeto básico, a SCPAR deve lançar ainda neste primeiro semestre a licitação para contratar a empresa responsável pela instalação de um dolfim na ponta do Cais 2, passando para 700m os cais 1 e 2, que hoje têm, juntos, 660m. A nova estrutura permitirá a atracação permanente de três navios, independentemente de suas características.

Segundo Luís Antonio, o processo de transformação da retaguarda do Cais 2, que hoje se encontra inoperante, está em fase de tratativa. O local irá virar mais um berço de atracação, com cerca de 250m, para operação exclusiva de navio graneleiro. A expectativa da Autoridade Portuária é atrair, pelo menos, R$ 30 milhões em investimentos da iniciativa privada para qualificação do local.

Outros investimentos

Além do foco para a área de acostagem, a SCPAR visa outras ações estratégicas para o porto, entre elas a recuperação e reforço do molhe de abrigo.

Diferentemente das demais obras, que envolvem recursos da Autoridade Portuária e atração de investimentos privados, a intervenção no molhe será pleiteada pela SCPAR, em conjunto com a Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, para que a União, proprietária do porto organizado, forneça os recursos necessários.

Junto dos avanços estruturais, uma das linhas de frente está focada no implemento de melhorias de automação e modernização dos processos de tecnologia da informação. São elas:

– Reabrir processo de licitação do novo data center

– Capacitação da equipe em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

– Avanço do projeto Gate sem Parar

– Adquirir duas balanças rodoviárias eletrônicas

– Liberação de um novo gate de acesso na Portaria 2

 

Compartilhe:
TAGS aumento autoridade portuária cargas expansão Porto de Imbituba