O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia (à esquerda), apresentou a Pierdomenico (à direita) a modelagem do edital de concessão do canal de acesso (Crédito: Divulgação/Portos do Paraná)
Região Sul
Concessão do canal de acesso a Paranaguá é um grande desafio, diz Pierdomenico
Secretário nacional de Portos visitou o complexo paranaense, onde participou da inauguração do terminal da Klabin
O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, visitou o Porto de Paranaguá, litoral do Paraná, na última quarta-feira (22). Na ocasião, ele afirmou que a modelagem da futura concessão do canal de acesso do complexo será um grande desafio, tanto para o Governo Federal como para a Autoridade Portuária, a Portos do Paraná.
O modelo paranaense de concessão marítima prevê que a iniciativa privada realize investimentos em serviços de dragagem, derrocagem, sinalização, batimetria, programas e monitoramentos ambientais.
“Nós temos um grande desafio, do porto e do Governo Federal, para fechar a modelagem da futura concessão do canal de acesso do porto”, comentou o secretário.
De acordo com a Portos do Paraná, os investimentos previstos somam R$ 1,05 bilhão – R$ 251 milhões até o segundo ano e R$ 797 milhões até o quarto. A concessão estudada é parcial, com um modelo híbrido de julgamento: maior desconto sobre a tarifa e maior valor de oferta.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, apresentou a Pierdomenico a modelagem desse edital e o planejamento da Autoridade Portuária visando os próximos anos.
“Temos diversas obras e projetos em andamento, pensando sempre a médio e longo prazo, como o Moegão, que vai reestruturar nossas conexões com o modal ferroviário. É assim que os portos do Paraná se mantêm atrativos para o mercado e novos investimentos”, disse Garcia.
Novo terminal
No mesmo dia, Fabrizio Pierdomenico participou da inauguração do terminal da Klabin no Porto de Paranaguá. O evento contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), de Luiz Fernando Garcia e outras autoridades.
Durante seu discurso, o secretário disse que a Portos do Paraná é uma referência. “Paranaguá é um exemplo de que nós temos capacidade de ter portos públicos muito eficientes”, disse ele para, logo em seguida, elogiar projetos previstos pela Autoridade Portuária. “Os planos para o futuro são bem consistentes”.
Com capacidade para receber um milhão de toneladas de papel e celulose por ano, o terminal da Klabin possui mais de 27 mil m² e faz parte do pacote de leilões de áreas portuárias iniciadas pelo Governo do Estado em 2019.
“Este é um terminal ultramoderno, com sustentabilidade e integrado ao modal ferroviário. Além disso, ele trabalha com um produto industrializado, com contém alto valor agregado, o que faz dele um marco na história portuária”, comentou Pierdomenico.
O terminal PAR01 foi arrematado pela Klabin pelo período de 25 anos em uma concorrência pública realizada em agosto de 2019. Iniciada em junho de 2021, a construção do armazém foi concluída no final de 2022, com início das primeiras operações em dezembro, antes mesmo da inauguração oficial. O investimento na obra foi de R$ 120 milhões.
Outros compromissos
Seguindo sua agenda no Paraná, Pierdomenico foi recebido pela diretoria executiva da Portos do Paraná no Palácio Taguaré. O secretário ainda sobrevoou o Canal da Galheta, principal acesso aos portos de Paranaguá e Antonina.