domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os trilhos do trecho da Fiol passarão pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O investimento será de 1,1 bilhãoCrédito: Divulgação

Região Nordeste

Governo da Bahia anuncia consórcio responsável por obras de trecho da Fiol

Atualizado em: 6 de abril de 2023 às 10:01
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

A ordem para o início dos serviços na ferrovia deve ser assinada em até duas semanas

O governo da Bahia anunciou na última terça-feira (4) que o consórcio TCR-10, formado por uma empresa chinesa e uma brasileira, será responsável pelas obras de um trecho de 127 quilômetros da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a Fiol.

A ordem para o início dos serviços deve ser assinada em até duas semanas e os trabalhos devem ser concluídos em até três anos. Os trilhos passarão pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O investimento será de 1,1 bilhão.

O anúncio foi feito no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e reuniu o governador em exercício, Geraldo Júnior, representantes da Bamin Ferrovia e das empresas Tiisa e CREC-10, que integram o consórcio.

Em relação aos empregos, a estimativa aponta que cerca de 1.200 postos de trabalho serão gerados, com contratações graduais à medida que as obras avançam.

Desde 2021, a Bamin é a responsável pela finalização do empreendimento, além de administrar a operação do Trecho 1 da ferrovia. Os trechos 2 e 3 estão sob administração do Governo Federal.

A ferrovia terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano, com cerca de 40% desse potencial sendo utilizados pela Bamin, que fará o transporte de minério até o Porto Sul, terminal de águas profundas que está sendo construído em Ilhéus e deve estar pronto em 2026.

O ativo poderá receber navios com capacidade de até 250 mil toneladas e movimentar até 42 milhões de toneladas anuais de produtos do agronegócio e da mineração.

Compartilhe:
TAGS a Fiol Centro Administrativo da Bahia Ferrovia de Integração Gongogi governo da Bahia Ilhéus Itagibá obras Oeste-Leste Ubaitaba Uruçuca