Dos três primeiros meses do ano, o principal destaque ficou para março, quando ocorreu a movimentação total de 124 mil TEU no terminal catarinenseCrédito: Divulgação/Portonave
Região Sul
Porto de Navegantes registra melhor primeiro trimestre de sua história
Em comparação com o período de 2022, houve crescimento de 19% na movimentação de cargas
A Portonave, Autoridade Portuária gestora do Porto de Navegantes, em Santa Catarina, divulgou resultados referentes ao primeiro trimestre de 2023 do terminal. Ao todo, foram movimentados 329,6 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o melhor trimestre dos últimos cinco anos da companhia. De acordo com a Autoridade Portuária, o crescimento em comparação com o mesmo período de 2022 foi de 19%.
Dos três primeiros meses do ano, o principal destaque ficou para março, quando ocorreu a movimentação total de 124 mil TEU. Foi o melhor mês dos últimos cinco anos.
Segundo a Portonave, os números registrados no primeiro trimestre manteve o porto como líder portuário na região Sul do Brasil. Tratando-se de market share do estado de Santa Catarina, o mês de janeiro fechou com 62%, sendo o melhor percentual da história.
As cargas frigorificadas registraram o maior volume reefer já embarcado em um mesmo mês, com 13,9 mil TEU em março. Além disso, teve o maior volume reefer já embarcado trimestralmente, fechando em 36,6 mil TEU, uma alta de 32% e 23%, respectivamente.
Em âmbito nacional, a Portonave representou 15% de market share nesse mesmo período, sendo o segundo maior movimentador de contêineres, de acordo com dados da Datamar.
O gate do terminal se aproxima do recorde de 3 mil caminhões movimentados, entre entradas e saídas, em único dia. Novamente, março foi destaque com 2.896 acessos de caminhões pelo gate. No primeiro trimestre de 2023, houve atracação de 179 navios em Navegantes.