domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Maria Cecília Barbosa, de 58 anos, se disse orgulhosa e feliz por representar a parcela feminina da tripulação da MarinhaCrédito: Divulgação/Governo Federal

Nacional

Maria Cecília Barbosa é a primeira oficial-general negra da Marinha

Atualizado em: 7 de abril de 2023 às 9:27
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

A nova almirante, que tem 28 anos na força naval, teve sua nomeação confirmada na última semana

A Marinha promoveu ao posto de almirante a médica Maria Cecília Barbosa. Aos 58 anos, ela é a primeira mulher negra a assumir o posto equivalente a oficial-general. A definição aconteceu em fevereiro pelo almirantado, mas a nomeação só foi confirmada na última semana.
Em cerimônia realizada na última terça-feira (4), no Palácio do Planalto, o presidente Lula recebeu os oficiais-generais recém-promovidos. Entre eles, Maria Cecília, que tem 28 anos de Marinha.
“Me sinto bastante orgulhosa e feliz por estar representando uma parcela grande da tripulação da Marinha, que é a parcela feminina”, disse a almirante através da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Maria Cecília agora ocupa o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa.
Antes, em 2018, a Marinha promoveu a contra-almirante a engenheira Luciana Mascarenhas da Costa Marroni.
No total, 56 novos militares foram promovidos aos mais altos cargos nas Forças Armadas. São eles: general (Exército), almirante (Marinha) e brigadeiro (Força Aérea Brasileira).
É através da Academia Militar das Agulhas Negras que o militar chega ao cargo de general quatro estrelas, o mais alto da carreira. Após 210 anos de instituição, a primeira turma com mulheres só finalizou o curso em 2021.

Compartilhe:
TAGS força naval Maria Cecília Marinha Palácio do Planalto presidente Lula primeira oficial-general