Representantes da VLI estiveram no dia 21 de março em Imperatriz, que será a primeira cidade do corredor logístico Centro-Norte a ser contemplado com a iniciativaCrédito: Divulgação/VLI
Região Nordeste
VLI anuncia chegada do projeto Novo Trilho ao estado do Maranhão
Objetivo é ampliar processo de reciclagem nos municípios
A VLI anunciou a chegada do Projeto Novo Trilho ao Maranhão, que visa ampliar o processo de reciclagem nos municípios, estimulando atitudes sustentáveis por meio da coleta e da destinação adequada de resíduos sólidos. A ação foi permitida após reuniões com as prefeituras de Imperatriz e Porto Franco.
A iniciativa também apoia a criação de associações de catadores, cooperativas, sucateiros e pequenos empreendedores. A expectativa é de que o projeto seja implantado nas cidades maranhenses ainda no primeiro semestre.
Em Imperatriz, a reunião para a implantação do Projeto Novo Trilho aconteceu no último dia 21 de março, com a participação de representantes da VLI, do Executivo municipal e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). O município será o primeiro do corredor logístico Centro-Norte, operado pela VLI, a ser contemplado com a iniciativa.
Segundo a companhia, o Projeto Novo Trilho é uma oportunidade de estímulo e orientação para a geração de renda, por meio dos resíduos sólidos. “O próximo passo será assinatura do termo de parceria com a VLI para, em seguida, implantar o projeto em nossa cidade, que será de grande relevância para o meio ambiente e para os agentes ambientais, que são os catadores de recicláveis”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Imperatriz, Rosa Arruda.
Já no dia 22 de março, a iniciativa foi apresentada ao prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, parte de seu secretariado e parceiros, como o presidente da Acaporto, Laurimar Barros, e o 1º secretário da mesa diretora da Câmara de Porto Franco, Rogério da Van.
Com isso, a minuta de convênio será encaminhada pela VLI para avaliação e posterior assinatura pelo município, parceiro oficial da iniciativa.
O Novo Trilho também será levado às escolas, com a capacitação dos professores para promover a educação ambiental entre as crianças, que poderão aprender sobre a coleta e a destinação de resíduos sólidos.
O projeto vem sendo implantado pela VLI em localidades onde a empresa atua com objetivo de promover boas práticas, como a economia circular, fomento à inclusão e a sustentabilidade.