O caminho das hidrovias
O Governo Federal prepara um marco legal para impulsionar a exploração das hidrovias, prevendo até a concessão dessas vias de navegação à iniciativa privada. Essas normas vão compor o projeto denominado BR dos Rios, que deve ser lançado por decreto nos próximos meses. A expectativa foi anunciada pelo diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Dino Batista, durante sua participação na live promovida pelo Brasil Export e o Conselho do Norte Export, na tarde de ontem.
Questionado por empresários e especialistas, Batista ainda revelou que já está sendo organizada a primeira licitação do setor, que pode ocorrer ainda neste ano.
O avanço na criação de uma política pública voltada às hidrovias é altamente positivo. O transporte hidroviário tem um menor custo, em relação ao volume de cargas transportadas e à distância percorrida, e ainda um menor impacto ambiental. Sua utilização significa uma redução nos custos logísticos da produção nacional e, assim, um ganho de competitividade.
Este é o caminho a ser seguido e que o Governo deve consolidar. Fortalecer as hidrovias é ofertar ao setor privado uma importante opção logística, que pode ligar áreas produtoras de destaque, como as do Centro-Oeste, a seus principais portos, quer no Arco Norte, quer na costa do Sudeste e do Sul. É aproveitar a própria geografia do País para facilitar o deslocamento das cargas pela nação, é apostar em uma opção de transporte que, apesar de demandar investimentos, especialmente por estar esquecida há décadas, apresenta um baixo custo de manutenção. E, principalmente, é utilizar um modal que agride menos o meio ambiente.
Impulsionar as hidrovias é impulsionar a própria economia brasileira. É um dos caminhos mais inteligentes a seguir.