domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Da esquerda para a direita: o diretor da ANTT, Felipe Queiroz, o secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, e o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião

Nacional

Governo busca apoio da iniciativa privada para investir em ferrovias

Atualizado em: 14 de abril de 2023 às 8:54
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Secretário nacional de Transportes Ferroviários falou sobre o assunto durante encontro promovido pelo Brasil Export, em Brasília 

O Conselho Nacional do Brasil Export realizou ontem (13), um encontro em Brasília entre representantes do setor de infraestrutura e autoridades. O secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, esteve no evento e destacou a importância da iniciativa privada nos investimentos em ferrovias.

“No campo ferroviário o setor privado tem um papel fundamental. Fazer uma ferrovia custa caro e o apoio do setor privado nesse processo é importante”, explicou.

Segundo o representante do Ministério dos Transportes, a pasta terá um conselho consultivo para promover ações ferroviárias com o intuito de ouvir o setor privado.

“Isso vai ser uma conexão do público com o privado, junto com as associações para escutar o setor privado. Então, o Ministério vai estar perto do setor privado neste aspecto”, disse Ribeiro.

O secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, também participou do evento. Ele também ressaltou a importância do capital privado para o setor, mas reconheceu que o assunto gera discordâncias dentro do Governo Federal.

“O ministro Renan (Filho, dos Transportes) e o ministro Márcio (França, de Portos e Aeroportos) têm a incumbência de fazer essa integração ferrovia e porto e dos diversos ramais”, disse.

Roberto Gusmão também apontou que outro objetivo do Governo é destravar o modal hidroviário.

“Tivemos uma conversa muito proveitosa com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para ampliar ainda mais os estudos e projetos para ter a execução das obras prioritárias”, afirmou.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, ressaltou a importância do encontro promovido pela Brasil Export para o setor.

“Os formuladores de políticas públicas, a regulação e o setor regulado juntos na mesa, é assim que se constrói soluções, através do diálogo”, destacou.

O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, destacou que a presença das principais lideranças do setor e das autoridades é primordial para o tema. “A pauta do transporte ferroviário é  muito importante dentro do contexto do Brasil Export”, disse.

Fabrício também convidou as autoridades presentes para o próximo evento do Grupo Brasil Export. O Santos Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes está marcado para os dias 15 e 16 de maio. No início deste mês foi realizado o Norte Export, em Manaus (AM).

O Brasil Export é o mais abrangente movimento do setor de logística, infraestrutura e transportes no País, com um fórum permanente, multissetorial e agregador. Reúne as principais autoridades e lideranças empresariais com o objetivo de fomentar o diálogo e incentivar a inovação e promover conhecimento.

Compartilhe:
TAGS autoridades Brasília Infraestrutura setor privado Transportes Ferroviários