temporada-de-cruzeiros-em-ilheus-bate-recorde-de-passageiros
Região Nordeste
Temporada de cruzeiros em Ilhéus bate recorde de passageiros
Passagem do navio Costa Firenze, na quinta-feira, foi a última das 27 escalas no complexo da Bahia
A temporada de cruzeiros no Porto de Ilhéus (BA) bateu recorde de passageiros com a passagem de 140 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, ao longo dos últimos cinco meses. O período também refletiu diretamente no crescimento do comércio, com geração de emprego, renda e impacto de R$ 48,6 milhões na economia local.
A temporada terminou na última quinta-feira (13), com a passagem do Costa Firenze. Conforme a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), navios de seis empresas, distribuídos em 27 escalas, atracaram no Porto de Ilhéus.
Mário Alexandre, prefeito da cidade, analisou a temporada de cruzeiros marítimos como “um saldo extremamente positivo para a nossa cidade, que tem papel fundamental no fortalecimento do turismo não apenas na região, mas em toda a Bahia”.
Segundo ele, Ilhéus tem potencial para impulsionar o desenvolvimento em diversos setores e a temporada “superou as expectativas”, disse Mário.
Para receber os cruzeiristas, a Secretaria de Turismo, com apoio do Governo do Estado, montou uma estrutura no Centro de Convenções.
A administração municipal explica que o objetivo é ampliar a estrutura para receber um número cada vez maior de visitantes. De acordo com a Codeba, cada turista gastou em média R$ 500 durante o período em que esteve na cidade.
Categoria A
Ilhéus atingiu novamente a categoria máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2023-2024. O resultado conferido pelo Ministério do Turismo (MTur) desde 2019, destaca a importância do município para o turismo nacional.
A certificação facilita a viabilização de recursos do Governo Federal, e com isso, é possível desenvolver ações que fomentem a geração de emprego e renda no setor.