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Nacional

Castro e Paes pedem que Santos Dumont só atenda voos vindos de Congonhas e Brasília

Atualizado em: 26 de abril de 2023 às 8:52
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Governador e prefeito do Rio de Janeiro se encontraram com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, recebeu ontem (25) um pedido para que o Aeroporto Santos Dumont (RJ) só atendesse voos vindos de Congonhas (SP) e Brasília (DF). O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, se reuniram com França para buscar soluções que estimulem a atividade do Aeroporto Internacional do Galeão, que perdeu uma quantidade significativa de usuários nos últimos anos.

“A nossa proposta é que o Santos Dumont voe para Congonhas e Brasília e o resto de todos os voos, os slots, sejam transferidos para o Galeão. O Governo tem discordância disso. Eles (Governo) acham que pela lei não dá para fazer”, disse Cláudio Castro.

Slot é um termo usado na aviação para se referir ao direito que a companhia aérea tem para decolar e pousar em um aeroporto.

Haverá uma nova reunião daqui a 15 dias para tratar do assunto. Segundo as autoridades do Rio de Janeiro, o Governo Federal não recebeu positivamente a proposta, mas o ministro Márcio França disse que a União não vê problemas em limitar a atuação do Santos Dumont, mas não detalhou para quais destinos e nem para quantos passageiros.

“Vamos apresentar daqui a 15 dias as propostas da União que vão ser necessárias. Já há consenso que precisamos fazer algumas reduções no Santos Dumont. Vamos fazer um slot variável que permita que a empresa possa ocupar o slot dela em outro momento”, disse o ministro.

Márcio França terá uma reunião hoje (26) com a concessionária do Galeão, a Changi, para receber a proposta da empresa. O aeroporto foi concedido à empresa em 2014, mas não atingiu o número de usuários esperado. Com as consequências da pandemia de Covid-19 para o setor de turismo, a Changi decidiu devolver o Galeão para o Governo Federal, mas com a retomada do setor aéreo, optou por desistir da devolução da concessão.

Caso nenhuma das partes entrem em acordo, França não descarta uma intervenção no Galeão com a devolução da gestão do aeroporto pela Infraero.

No entanto, França também afirma que “já há acordo” que o Ministério vai ter que fazer reduções no Santos Dumont.

O Galeão chegou a embarcar 17 milhões de passageiros em 2014, mas em 2022 terminou o ano com 5,9 milhões de usuários. Já no Santos Dumont, o número no ano passado superou 10 milhões, acima dos 9,2 milhões registrados em 2013.

O Governo tem a expectativa de alcançar 8 milhões de passageiros no Galeão até o final de 2023, o que seria um aumento de 40% frente aos números de 2022. Para o Santos Dumont, a expectativa é de aumentar em 10% a movimentação neste ano.

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