quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A ação que resultou nas três apreensões ocorreu de forma integrada com as polícias Militar e Civil, que atuam em conjunto contra o tráfico internacional de drogas na regiãoCrédito: Divulgação

Região Sul

Operações da PF apreendem 4,5 toneladas de maconha na fronteira Brasil e Paraguai

Atualizado em: 6 de maio de 2023 às 11:57
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Forças de segurança aumentaram patrulhamento na região após aumento de casos no Oeste do Paraná

Nesta semana, a Polícia Federal apreendeu 4,5 toneladas de maconha que foram encontradas no Lago Itaipu, na região Oeste do Paraná, próximo a fronteira entre Brasil e Paraguai. A ação ocorreu de forma integrada com as polícias Militar e Civil, que atuam em conjunto contra o tráfico internacional de drogas na região, que são transportados através de portos clandestinos localizados às margens do lago.

Policiais realizavam patrulhamento na região de Subsede, distrito do município de Santa Helena, quando identificaram uma embarcação escondida no meio da mata ciliar local.

Ao se aproximarem do trecho, as equipes avistaram indivíduos carregando volumes que estavam embalados por fitas plásticas. Ao perceber a presença das autoridades, os suspeitos fugiram pela área da mata e não foram localizados. No local, foram encontrados diversos fardos de maconha, totalizando 1.960 quilos do entorpecente.

Após essa primeira apreensão, os policiais seguiram com o patrulhamento por uma outra região, Vila Celeste. No local, eles identificaram movimento de pessoas suspeitas em um trilheiro próximo a um porto clandestino que foi fechado recentemente pelas autoridades competentes.

Ao perceber a aproximação dos policiais, os indivíduos fugiram pela área de mata. No local, a polícia encontrou volumes que foram abandonados pelos suspeitos, que tratava-se de diversos tabletes de maconha, totalizando 1.430 kg de maconha.

A terceira e última apreensão da semana ocorreu às margens do Lago, segundo a PF. Durante patrulhamento pelo distrito de Vila Celeste, os policiais localizaram diversos volumes embalados em plástico que estavam espalhados em vários pontos do caminho, sendo camuflados pela vegetação local. Após contagem dos tabletes, foi totalizado uma tonelada da droga localizada.

A embarcação e os tabletes de droga foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal, em Foz do Iguaçu, para realização dos procedimentos legais.

Trabalhos

As apreensões realizadas nas últimas duas semanas, feitas pelas forças de segurança na região da tríplice fronteira, já ultrapassam a marca de cinco toneladas, conforme divulgou a Polícia Federal.

As ações de repressão ao tráfico internacional de drogas foram intensificadas, causando grande prejuízo às organizações internacionais criminosas que atuam na região.

Compartilhe:
TAGS BRASIL Operações da PF Paraguai Paraná patrulhamento tráfico internacional de drogas