A carta de intenção foi assinada no primeiro dia de atividades da World Hydrogen 2023, que segue até amanhã, nos Países BaixosCrédito: Divulgação/Complexo do Pecém
Região Nordeste
Pecém fecha parceria para acelerar projetos de hidrogênio verde
Acordo foi feito com 13 instituições de cinco países em uma das principais feiras do combustível do mundo, nos Países Baixos
O Porto do Pecém (CE) assinou ontem (9) uma parceria com 13 instituições de cinco países com o intuito de acelerar os projetos de inovação em hidrogênio verde.
Durante um ano, essas instituições, compostas por universidades, hubs de inovação e portos, trabalharão em conjunto buscando soluções inovadoras para a cadeia de hidrogênio verde.
A iniciativa é da holandesa Platform Zero, um hub físico e digital voltado a projetos relacionados ao clima e novas energias. Além do Brasil, fazem parte do acordo a Austrália, Chile, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.
A carta de intenção foi assinada no primeiro dia de atividades da World Hydrogen 2023, uma das principais feiras de hidrogênio do mundo, que segue até amanhã (11), nos Países Baixos.
São esperados 8 mil visitantes entre tomadores de decisão, ministros de energia e CEOs de mais de 100 países. O evento é considerado o trampolim global oficial para negócios de hidrogênio e desenvolvimentos de projetos, onde ações reais são exibidas para inspirar e motivar o resto do mundo.
Além de Hugo Figueirêdo, presidente do porto cearense, estiveram presentes Eduardo Neves, presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE); Salmito Filho, secretário de desenvolvimento Econômico do Ceará; Joaquim Rolim, secretário executivo da Indústria; e Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará.
Outra parceria
Hoje (10), o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã, na Holanda, vão firmar uma parceria para implantar um corredor de hidrogênio verde.
O projeto prevê que o combustível exportado pelo complexo cearense seja enviado diretamente para o porto holandês e, dali, distribuído para toda a Europa.
O acordo terá a participação do primeiro-ministro holandês Mark Rutte, que está no Ceará, e de dirigentes de Pecém.
Atualmente, o Ceará tem 24 memorandos de entendimento relacionados com o hidrogênio verde, sua produção, exploração e transporte. Três deles já encontram-se em fase de pré-contrato, com áreas reservadas para a implantação de seus empreendimentos na zona de processamento de exportação (ZPE) do Porto de Pecém.