Os carros, da Stellantis (antiga FCA), embarcaram no navio Grande Guinea, de bandeira italiana, que agora segue viagem rumo ao Porto de Vera Cruz, no MéxicoCrédito: Divulgação/Suape
Região Nordeste
Porto de Suape embarca mais de 3 mil veículos e bate recorde
Carros foram embarcados em uma única operação, com destino para o México
O Porto de Suape (PE) embarcou mais de 3 mil carros em uma única operação realizada na última segunda-feira (15), em seu hub de veículos. O volume traz novo recorde ao complexo em relação ao embarque de automóveis.
Os carros, da Stellantis (antiga FCA), embarcaram no navio Grande Guinea, de bandeira italiana, que agora segue viagem rumo ao Porto de Vera Cruz, no México.
O diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Nilson Monteiro, explicou que para operacionalizar esse tipo de movimentação são necessários planejamento, estudo e estrutura.
“Este é um resultado de muito trabalho em equipe. É o início de uma fase de grandes recordes que vamos viabilizar no atracadouro pernambucano”, afirmou.
Desde a implantação do hub de veículos, milhares de automóveis de passeio e utilitários são importados e exportados pelo Porto de Suape e, de janeiro a abril deste ano, o complexo contabilizou um aumento de 75% no total de veículos movimentados em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado deste ano, foram movimentados ao todo 38.870 automóveis.
Suape é a porta de saída para os carros da Stellantis, produzidos na fábrica da Jeep, em Goiana, e da Fiat, em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México.
O complexo também importa veículos de marcas como a Toyota e General Motors (GM), além de realizar operação de transbordo de veículos fabricados no Uruguai e na Argentina e distribuídos para vários países do continente a partir de Suape.
Inovação
Para garantir eficiência e agilidade nesse tipo de operação, estão sendo implantadas novas tecnologias. No mês passado, a estatal portuária aderiu à solução de Video Analytics conectada com 5G AS, para otimizar a logística nos pátios de veículos.
A iniciativa aconteceu em parceria com a Embratel e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.
“A ideia é aprimorar, cada vez mais, esse tipo de movimentação, oferecendo agilidade, segurança e eficiência às operações. Consequentemente, isso melhorará os números da movimentação”, ressaltou Nilson.
Para este tipo de operação, Suape conta com três pátios para o armazenamento e capacidade de movimentação anual de 250 mil carros.