domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Cisne Branco possui comprimento total de 76 metros, tem um deslocamento carregado de 1.038 toneladas, uma tripulação de 42 militaresCrédito: Divulgação/Marinha do Brasil

Região Sul

Navio-veleiro Cisne Branco estará aberto para visitação no Porto de Paranaguá

Atualizado em: 20 de maio de 2023 às 10:40
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Embarcação da Marinha atracou na sexta-feira; população poderá visitá-lo nestes sábado e domingo

O navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, atracou no Porto de Paranaguá nesta sexta-feira (19) e estará aberto para visitação do público durante o final de semana. A embarcação militar segue sua programação, na qual percorre portos brasileiros das regiões Sul e Sudeste para se tornar atração da população local.

Conforme anunciou a Portos do Paraná, Autoridade Portuária que administra os portos de Paranaguá e Antonina, a entrada será gratuita no navio mediante apresentação de documento de identidade com foto e uso de calçado fechado.

Segundo a Autoridade Portuária, no cais não será necessário o uso de EPI (equipamento de proteção individual) porque todos os visitantes passarão em uma área reservada, mas fica obrigatório o uso de calçados fechados (tênis, botas e sapatos sem salto, por exemplo).

Outra dica orientada pela Portos do Paraná é que cada visitante leve sua garrafa de água para questões de hidratação durante o passeio pela embarcação. O acesso para os visitantes se dará pelo Palácio Dom Pedro II, na Avenida Portuária, sem número.

O Cisne Branco é um navio de representação da Marinha do Brasil que em uma temporada faz uma turnê internacional e em outra, um giro pela costa brasileira. Neste ano, está percorrendo portos brasileiros do Sul e Sudeste, em um tour chamado Brasil 2023.

A viagem iniciou em abril, saindo do Rio de Janeiro. Ao todo, o Cisne Branco percorrerá cerca de 3,5 mil quilômetros pelos mares do Sul e Sudeste do país, até retornar ao Rio em junho.

A embarcação possui comprimento total de 76 metros, tem um deslocamento carregado de 1.038 toneladas, uma tripulação de 42 militares (10 oficiais e 32 praças) e propulsão a diesel e vela.

No último final de semana do mês de abril, o Cisne Branco atracou no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde abriu para visitação do público por três dias. Mais recentemente, nesta semana, o navio-veleiro da Marinha esteve no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde a população pode visitá-lo no dia 16.

 

Compartilhe:
TAGS autoridade portuária Marinha do Brasil Porto de Paranaguá regiões Sul e Sudeste