A assinatura do Memorando de Entendimento contou com a presença da diretoria da Antaq e membros do conselho da ApecCrédito: Divulgação/Antaq
Nacional
Antaq firma acordo com Apec para disseminação de conhecimento técnico
Centro internacional de treinamento, filiado à autoridade portuária de Antuérpia, organiza cursos portuários há mais de 40 anos
Os representantes da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) que fizeram parte da missão na Bélgica promovida pela ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) fecharam um importante acordo na sexta-feira (26), último dia da jornada. A agência assinou um Memorando de Entendimento de ações conjuntas para disseminar o conhecimento técnico especializado com a Antwerp/Flanders Port Training Center (Apec). A instituição é um centro internacional de treinamento sem fins lucrativos filiado à autoridade portuária de Antuérpia.
A negociação entre as duas entidades começou no ano passado quando a Antaq realizou visita técnica ao Porto de Antuérpia, em Flandres.
A Apec organiza cursos portuários desde 1977, transferindo conhecimento e experiência entre as comunidades portuárias. Mais de 19 mil profissionais do setor em todo o mundo tiveram a oportunidade de participar de cursos promovidos pela instituição. Os treinamentos ofertados são voltados às práticas consideradas prioritárias para o mundo como, por exemplo, a sustentabilidade ambiental, a relação porto cidade e a governança.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, apontou que a assinatura do documento é mais uma ação da agência para capacitar os servidores na busca pelas melhores práticas internacionais.
“A assinatura deste Memorando de Entendimento é mais um passo da agência na busca pelo aprimoramento e capacitação do seu corpo funcional. A ideia é que já no segundo semestre deste ano, as capacitações sejam realizadas pela organização aos nossos servidores”, disse.
O Memorando de Entendimento vai permitir a modulação de cursos customizados e adaptados à realidade brasileira e às necessidades da Antaq. A assinatura contou com a presença do prefeito de Bruges, atual presidente do conselho do instituto, Dirk De Fauw, além de outros membros desse colegiado, como o diretor operacional do Porto de Antuérpia.
Missão na Bélgica
Na última semana, executivos e autoridades, como o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, foram à Bélgica e visitaram as principais autoridades portuárias do país europeus.
Durante o percurso, o grupo pôde conhecer entidades líderes mundiais em dragagem, recuperação de terras, infraestrutura marítima, energia offshore e remediação ambiental especializadas em carga fracionada. Também foram visitados clusters petroquímicos e a eclusa de Kieldrecht, a maior do mundo, que conecta a doca de Deurganck.