Vista aérea do Porto de Rio Grande
SEM CATEGORIA
Aproximação de ciclone leva Itajaí e portos do RS a suspender operações
O Porto de Itajaí, um dos principais de Santa Catarina, suspendeu o tráfego de navios em seu canal de navegação nesta terça-feira, às 10 horas. A medida foi necessária, segundo a Superintendência do Porto de Itajaí, devido à piora das condições climáticas, causada pela aproximação de um ciclone extratropical, o Yakecan, da costa do estado. Também pela manhã, portos do Rio Grande do Sul interromperam suas atividades.
Na tarde de hoje, o site da Praticagem de Itajaí e Navegantes considerava as condições de navegação na barra como “impraticável”. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há previsão da formação de ondas com até cinco metros de altura na costa nesta terça-feira e, entre amanhã (dia 18) e quinta-feira (dia 19), ressaca.
Itajaí se junta aos portos do Rio Grande do Sul, que também já suspenderam suas operações devido ao mau tempo. A decisão foi comunicada na manhã desta terça-feira pela Portos RS, autarquia que administra os complexos marítimos do estado. Em nota, o órgão informou que, com base nos avisos meteorológicos e da nota oficial da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil emitida ontem (16), interrompeu as atividades em Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre às 13 horas de hoje. A medida deve perdurar até as 7 horas de quarta-feira.
Ainda em Santa Catarina, o Porto de Imbituba informou que está monitorando a situação. A Autoridade Portuária – a SCPar Porto de Imbituba – comunicou que, “diante dos recentes avisos meteorológicos e da nota oficial emitida pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil (DHN), em 16 de maio de 2022, que ressaltam a previsão de mau tempo, com possível formação de uma tempestade subtropical ao longo desta semana, e efeitos adversos sobre as condições de vento e ondas, podendo ocorrer ressaca no litoral catarinense”, ainda mantém as operações, tendo três navios atracados. Mas tanto sua equipe como a praticagem estão com “monitoramento redobrado e avaliação contínua das condições climáticas, para agir em prol da segurança”.
Administradora dos portos de Paranaguá e Antonina, a Portos do Paraná também está acompanhando a situação. No início da noite de ontem, ela alertou a comunidade de seus complexos marítimos sobre a chegada do ciclone subtropical Yakecan, previsto para alcançar a costa leste do estado na madrugada desta quarta-feira. A continuidade da operação no cais e da navegação estavam sujeitas à paralização, dependendo da intensidade dos ventos.
Ainda de acordo com a autoridade portuária paranaense, os efeitos do Yakecan já eram observados no mar, fechando os canais de acesso aos portos de Rio Grande do Sul.