domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A Autoridade Portuária de Santos informou que nove metas da gestão anterior para o complexo portuário serão mantidas para a atual diretoriaCrédito: Divulgação/APS

Região Sudeste

Conselho define mais dez metas da nova gestão da Autoridade Portuária de Santos

Atualizado em: 31 de maio de 2023 às 9:59
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Entre as prioridades, construção do túnel submerso Santos-Guarujá e edital de concessão da dragagem

O Conselho de Administração (Consad) da Autoridade Portuária de Santos (APS) aprovou dez novas metas propostas pela nova gestão do diretor-presidente Anderson Pomini e sua equipe de diretores. Dentre as novas metas destacam-se as providências para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá; a revitalização dos armazéns portuários 1,2,3 e 7, bem como a publicação do edital dos serviços permanentes de dragagem, entre outras de caráter operacional.

A Autoridade Portuária de Santos informou que nove metas da gestão anterior serão mantidas para a atual diretoria. A aprovação ocorreu durante a última reunião do Consad, realizado em 23 de maio.

“Incluímos 10 novas metas que atendem às orientações do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para melhorar a relação Porto-Cidades. E fizemos questão de, ao mesmo tempo, dar ainda mais atenção aos temas de caráter operacional para melhorar e garantir o funcionamento e expansão do maior porto do hemisfério sul”, afirmou o presidente Anderson Pomini.

Ao todo, serão 19 metas executivas da Autoridade Portuária de Santos, que são vinculadas a seis temas prioritários, conforme definiu a nova gestão.

A APS informou que as metas aprovadas já estão em andamento a cargo das equipes comandadas pelos diretores Bernadete  Mercier,  de Administração e Finanças; Carlos Magano, de Infraestrutura; Eduardo Lustoza, de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, e Antônio de Pádua, de Operações.

Os temas tratados como prioritários pela atual gestão da APS são: Integração Porto-Cidades; Melhoria da Infraestrutura; Valorização dos Trabalhadores; Aprimoramento  da Governança; Transformação Digital e Expansão Sustentável do Porto de Santos.

 

QUADRO

 

Novas metas:

 

1 – Publicação do edital da licitação do projeto básico do Túnel Santos-Guarujá;

 

2 – Publicação dos editais de dragagem de manutenção e de estudo para dragagem de aprofundamento;

 

3 – Obtenção das autorizações das áreas do Exército e Transpetro para implementação do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS);

 

4 – Elaboração de estudos para revisão do projeto da 2ª fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda;

 

5 – Promover a reabertura do Museu do Porto de Santos.

 

6 – Implantar programa de visitação permanente das áreas portuárias;

 

7 – Publicação de edital objetivando a revitalização dos Armazéns 1, 2 e 3; e programa de destinação de uso do Armazém 7;

 

8 – Encaminhamento do relatório técnico da modelagem para licitação da área de arrendamento STS 10, no âmbito do planejamento do Governo Federal, em conjunto com os órgãos anuentes;

 

9 – Início das operações e de investimentos da agência gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips);

 

10 – Realizar chamamento público para implementação de novos berços de atracação na região da Alemoa.

 

Metas firmadas em 2022

 

1 – Elaborar e publicar releases trimestrais de resultados comentados pela administração; 

 

2 – Encaminhar ao Conselho de Administração os relatórios mensais de resultados; 

 

3 – Aprovar todos os balanços trimestrais (1T2023, 2T2023 e 3T2023) sem ressalvas;

 

4 – Manter o percentual de horas extras em no máximo até 2% da folha de pagamento;

 

5 – Institucionalizar os procedimentos de Due Diligence de Integridade (DDI) e Background Check de Integridade (BCI);

 

6 – Tornar online as solicitações de previsões de navios com todos os requisitos que vem na RAP/relatório de infraestrutura, tirando o envio atual em formato de papel;

 

7 – Parceria com Instituição de Ensino Superior para bolsas de pós-graduação aos empregados da APS;

 

8 – Formalização perante à SPU da documentação necessária para regularização documental do Lote 02 do Programa de Regularização Documental das áreas da União;

 

9 – Implemento de duas novas Normas de Autoridade Portuária (NAPs) que tratam de interferências ferroviárias e informatização. Apresentação de informações em caráter obrigatório.

Compartilhe:
TAGS Anderson Pomini Autoridade Portuária de Santos concessão da dragagem construção do túnel submerso