divulgação
SEM CATEGORIA
Culinária e Entretenimento
Festa Junina
Canjica famosa
A jornalista Vera Leon tem um séquito de fãs de sua canjica que costuma dar as caras no mês de junho. É maravilhosa. Ela disse que faz a olho, mas a pedido da coluna organizou a receita:
Ingredientes
1 pacote de 500 gramas de milho branco de canjica; 2 litros de leite integral; 1 ou 2 latas de leite condensado (depende do gosto de cada um); 1 garrafinha de leite de coco; 200 gramas de coco fresco ralado; canela em pau e cravo-da-índia.
Modo de fazer
Deixar o milho de molho de um dia para o outro. Colocar em panela de pressão, com água que cubra e cozinhar até ficar macio, mas não mole, tem que ficar meio al dente. Quando estiver nesse ponto, colocar o leite já fervido, mas não tudo de uma vez, porque a canjica vai inchando e precisa ir acrescentando o leite aos poucos. É a hora de colocar o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado. A canela e o cravo-da-índia só incluir na fervura do milho ou na hora de colocar o leite. Enfim, deixar apurar um pouco tudo, até levantar fervura e desligar. A canjica vai ficando mais grossa e por isso, é bom separar um pouco do leite para colocar à medida que vai engrossando.
Leitura
Contos de Murakami
Haruki Murakami, um dos mais prestigiados nomes da literatura japonesa contemporânea, está de volta com a coletânea de contos “Primeira Pessoa do Singular”, publicado pela Alfaguara. São oito histórias de amor, melancolia e solidão narradas em primeira pessoa, misto de memórias e reflexões do autor. Múltiplas obsessões como o jazz, a música clássica, os Beatles, beisebol, memórias desconcertantes e até um macaco falante estão presentes na obra. Murakami é também autor de “Kafka à Beira Mar” e “Norwegian Wood”.
Cinema
Filmes italianos por todos os cantos
A10ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano acontece de 22 a 28 de junho em várias cidades do Brasil. Entre os ótimos filmes selecionados estão “A estranha comédia da vida” (La Stranezza), de Roberto Andò, e “A viagem de Papa Francisco” (In viaggio), documentário de Gianfranco Rosi. São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Vitória estão entre as cidades que abrigarão o festival
https://br.festadocinemaitaliano.com
Visuais
O pequeno grande mundo
A Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, é um belo passeio, mas quando tem uma exposição interessante fica melhor ainda. A mostra inédita Japão em miniaturas – Tatsuya Tanaka, traz cenas retratadas com mudanças de perspectiva e escala pelo fotógrafo japonês e pode ser visitada até o dia 8 de outubro. São 37 obras, e entre os temas, a floração das cerejeiras, a marcante presença do Monte Fuji, os restaurantes de sushi em esteiras, a prática de artes marciais e as tradicionais festividades japonesas. O artista usa elementos como conchas, alimentos, itens de maquiagem, canudos, pregadores, leques, entre outros objetos do dia a dia japonês.
Serviço
Exposição Japão em Miniaturas – Tatsuya Tanaka
Período: até 08 de outubro de 2023
Custo: entrada gratuita
Japan House São Paulo | Térreo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábados, das 9h às 19h
Domingos e feriados, das 9h às 18h