domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Autoridades como o presidente da APS, Anderson Pomini, o ministro de Portos, Márcio França, e o prefeito de Santos, Rogério Santos, estiveram presentes na cerimôniaCrédito: Cássio Lyra

Região Sudeste

museu, aproxima o Porto de Santos da população

27 de junho de 2023 às 11:38
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Equipamento turístico, que estava fechado desde o início da pandemia, volta a ficar à disposição do público

O Museu do Porto de Santos (SP) foi reaberto oficialmente nesta segunda-feira (26). A cerimônia, realizada em uma área dentro da edificação, reuniu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, entre outros convidados.

Pomini, que já havia declarado que a reabertura do museu era uma de suas principais prioridades de sua gestão, afirmou que deixar o equipamento turístico à disposição do público marca a continuação do programa porto-cidade.

“A reabertura desse museu é simbólica para o porto. Integra o nosso programa porto-cidade, ao lado da revitalização do Parque Valongo e da distribuição e organização de uma visita pelo canal do porto. Esse museu é simbólico”.

De acordo com Márcio França, com a abertura do museu, espera-se aproximar a população e atrair turistas que passam pela cidade para poder conhecer algumas das instalações portuárias.

“A gente tem o porto, que é o equipamento federal mais importante do Brasil. Por anos ele ficou um pouco escondido. Parece que as pessoas queriam que a população não entrasse, e nós queremos que ela frequente o porto”.

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, a atração suspendeu a visitação do público e não reabriu as portas desde então. Mesmo após a flexibilidade dos equipamentos turísticos da cidade, o museu nunca chegou a ser reaberto.

Durante esse período, a antiga gestão do Porto de Santos afirmou ter realizado o inventário de todo o acervo, com registro fotográfico de mais de 800 itens do museu. Além disso, foi feita a digitalização de mais de 500 negativos fotográficos em vidro.

Além do museu, o Complexo Cultural do Porto de Santos reúne uma biblioteca, com cerca de 3 mil títulos, e uma mapoteca. O complexo foi inaugurado para visitação pública em 1º de setembro de 1989.

Contando com um acervo de aproximadamente 2 mil itens, que inclui documentos, fotografias, instrumentos náuticos e ferramentas, o museu abriga também raridades que preservam e contam os detalhes da história do Porto de Santos.

O museu está instalado nas residências onde viviam os engenheiros da antiga Companhia Docas de Santos (CDS). A partir do imóvel eles chefiavam a construção das primeiras instalações portuárias. Atualmente, o prédio é tombado pela Prefeitura de Santos.

As visitações, que passam a valer a partir de hoje, serão sempre de segunda a sábado, das 9h às 17h, com turmas de até 20 pessoas, a cada meia hora. A entrada é gratuita. Os agendamentos deverão ser feitos pelo e-mail museudoporto@brssz.com. O Museu do Porto de Santos fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, esquina com a Rua Conselheiro João Alfredo, no bairro Macuco, em Santos.

Compartilhe:
TAGS Anderson Pomini Márcio França Museu do Porto de Santos PORTO DE SANTOS