Conselho do Bahia Export é presidido pelo empresário Roberto Oliva. O ex-secretário de Turismo do Estado Fausto Franco é secretário-executivo(crédito: Divulgação)
Região Nordeste
Brasil Export lança o Bahia Export
Movimento vai debater estratégias para o desenvolvimento e o crescimento econômico do Estado
Maior fórum de debates sobre portos, logística, transportes e infraestrutura do País, o Brasil Export lança o Bahia Export, movimento que irá discutir o desenvolvimento e a expansão desses setores no estado. A iniciativa, que irá reunir empresários e autoridades regionais, foi apresentada na manhã de ontem, dia 7. Estão previstas reuniões virtuais mensais e já se prepara um encontro presencial até o final do ano.
O Bahia Export será coordenado por um conselho, tendo à frente o executivo Roberto Oliva, presidente do conselho da Intermarítima Portos e Logística S.A. e presidente do conselho da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP). O secretário-executivo é o ex-secretário de Turismo do estado Fausto Franco.
O colegiado ainda é formado pelo diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda de Salvador, Franklin Alves, pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e representante da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Eduardo Salles (PP-BA) e do ex-ministro da Previdência Social Waldeck Ornelas, entre outras autoridades.
Na reunião de ontem, Roberto Oliva destacou temas que serão debatidos pelo movimento, como a recuperação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a construção da Ponte Salvador – Itaparica, a diminuição de voos no Aeroporto Internacional de Salvador, a deficiência da capacidade de instalação de energia e o apagão ferroviário do estado.
Para Oliva, o Bahia Export será estratégico para o desenvolvimento do estado. “A Bahia é o estado que mais tem fronteiras com outros estados, também o que possui a maior costa marítima do Brasil, além de ser dona de uma grande extensão territorial. Já fomos a maior capital do nordeste e um dos quatro maiores PIBs Brasileiro. Precisamos recuperar o protagonismo da nossa região e o Bahia Export chega justamente para convocar todo o ecossistema ligado ao desenvolvimento do estado e impulsionar a recuperação do tempo perdido”, destacou.
Para o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, a presença de lideranças empresariais e autoridades será importante para identificar as melhores estratégicas para o desenvolvimento do estado. “O Bahia Export seguirá estratégia semelhante à adotada com o conselho nacional, do Brasil Export, e nos fóruns regionais e estaduais, reunindo os principais empresários e as autoridades do setor para que, juntos, possam debater soluções para os principais problemas de infraestrutura e da economia local e buscar a implantação dessas propostas”, explicou.
A criação do Bahia Export segue a nova estratégia do Brasil Export de criar conselhos específicos para cada estado da federação, a fim de ampliar os debates sobre os problemas locais e resolvê-los.