O acordo de cooperação técnica foi assinado por Anderson Pomini e pelo presidente do Crea-SP, o engenheiro Vinicius Marchese, na sede da instituição, na capital paulistaCrédito: Reprodução/Redes sociais
Região Sudeste
APS e Crea-SP firmam acordo de cooperação visando construção do túnel imerso
Autoridade Portuária aguarda posição do Ibama a respeito da renovação das licenças ambientais
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, discursou nesta quinta-feira (20) na sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), na Capital. Ao fim da sessão, a entidade e a empresa pública gestora do Porto de Santos assinaram um termo de cooperação técnica nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.
De acordo com Pomini, o novo acordo com o Crea-SP será bem-vindo para análise técnica a respeito do túnel imerso que vai ligar as duas margens do Porto de Santos, em Santos e Guarujá.
“É uma vital participação do Crea-SP a partir desse nosso acordo. Trata-se de uma obra inovadora, que depende da engenharia técnica das mais modernas que nós não tínhamos no Brasil, mas que agora teremos. Nosso modelo é que está em construção que liga a Dinamarca com a Alemanha, de 18 quilômetros. Então, nessa parceria com o Crea-SP traremos essa tecnologia de engenharia e implementaremos na construção do túnel Santos-Guarujá”, disse o presidente da APS em vídeo postado nas redes sociais.
O documento foi assinado por Pomini e pelo presidente do Crea-SP, o engenheiro Vinicius Marchese.
A Autoridade Portuária de Santos aguarda a liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a respeito das licenças ambientais que precisam ser renovadas, com base no projeto da extinta Dersa, de 2012. A partir da autorização do órgão ambiental, o projeto passará por uma nova atualização.
“Para a atualização desse projeto, nós iremos contar com o apoio dos engenheiros. Essa parceria que fizemos aqui fomenta exatamente essa atualização do túnel. Participação efetiva do Crea para que tenhamos essa obra executada de fato”, concluiu.
Durante seu discurso na sessão solene, realizada no auditório da instituição, Pomini falou sobre os dez planos de meta colocados pela atual gestão do Porto de Santos, bem como as futuras obras que correspondem à dragagem, ampliação da malha ferroviária, além do túnel imerso.