Os debatedores defenderam investimentos em ferrovias durante o painel “Aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes para o escoamento das safras agrícolas”Crédito: Divulgação/Brasil Export
Região Centro-Oeste
Projeto da Ferrogrão deveria ser inserida no PAC, avalia gerente da Cargill
Debatedores defenderam investimentos em projetos ferroviários visando o agronegócio
O último painel do Centro Oeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado no Centro de Convenções de Sorriso (MT), voltou a debater propostas e projetos que possam ajudar no trabalho de escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste. Os debatedores defenderam investimentos em ferrovias, com foco especial para a Ferrogrão.
A gerente jurídica da Cargill, Sandra Silva, pontuou que o projeto da Ferrogrão precisa ser tratado como prioridade, inclusive sendo inserido na lista de obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que será anunciado nesta sexta-feira (11).
“Há um projeto pronto, e vamos ver se ele entra no PAC. Acho que deveria estar inserido. A Ferrogrão é de uma prioridade enorme para a região Centro-Oeste”, disse.
O projeto da Ferrogrão consiste na construção de malha ferroviária que começa em Sinop (MT), maior produtor de grãos do país, com destino final no porto de Miritituba, no município de Itaituba (PA).
Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica de Logística e Infraestrutura da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), definiu o projeto da Ferrogrão como a “menina dos olhos do agronegócio” e que ela precisa sair do papel visando o desenvolvimento e escoamento da produção no Centro-Oeste.
“Somos produtores de commodities, já conseguimos agregar valor em alguns dos nossos produtos. Mas para a produção de produtos de menor valor agregado, é necessário que se utilize transportes com grande capacidade”, analisou.
Desenvolvimento
O gerente-geral da Granel Química/Odjfell Terminals, Edson Souki, apontou uma celeridade nos investimentos em ferrovias no país. Ele defendeu o desenvolvimento da malha ferroviária no Centro-Oeste, ampliando as conexões com as demais regiões do Brasil.
“Acho essa velocidade de investimento recente crucial para o desenvolvimento da maior potência que temos hoje, que são até 27% do nosso PIB (Produto Interno Bruto), que é o agronegócio. É importante a continuidade do desenvolvimento da ferrovia. Com transporte ferroviário, os terminais virão”, comentou.
O painel “Aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes para o escoamento das safras agrícolas” ainda teve a participação de Evandro Thiesen, gerente de Logística da Aprosoja (MT); e Denimarcio Borges, secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (GO). A moderação ficou a cargo de Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News.
O Centro-Oeste Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.