Região Sul
Diretoria do Porto de São Francisco do Sul discute malha ferroviária em Brasília
Reivindicações dos catarinenses foram feitas na sede do Ministério dos Transportes
A diretoria do Porto de São Francisco do Sul esteve nesta semana em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes, para tratar de assuntos voltados à malha ferroviária. Junto da secretária de Articulação do Estado de Santa Catarina, Vânia Franco, o presidente do porto, Cleverton Vieira, debateu temas como o Contorno Ferroviário de São Francisco do Sul e a renovação de contrato com a Rumo a respeito da Malha Sul Ferroviária.
Na Capital Federal, a comitiva catarinense se reuniu com Maryane Figueiredo, diretora do Departamento de Obras e Projetos da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes.
A respeito do Contorno Ferroviário, a Autoridade Portuária questionou se o edital seria publicado ainda neste ano, assim possibilitando a retomada das obras. A resposta do Governo Federal foi positiva, ressaltando que o processo está sendo acompanhado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
“É importante termos essa informação. Principalmente como sinalização para a cidade e também para o mercado”, disse Vieira.
O segundo assunto pautado foi sobre a renovação de contrato antecipado com a Rumo. O vínculo original vence em 2027, entretanto, o governo anterior já teria recebido de maneira formal o pedido de renovação por parte da empresa, que está em andamento.
A comitiva catarinense recebeu a informação do Governo Federal que ainda são necessários alguns estudos que a concessionária não encaminhou ao Ministério dos Transportes.
“O interesse do Porto de São Francisco do Sul e do Governo de Santa Catarina em saber mais sobre esse possível novo contrato, é pela possibilidade de adicionar no documento itens importantes no que diz respeito à infraestrutura do local”, comentou Vânia.
Participaram do encontro também Gustavo Gomes, diretor de Outorgas Ferroviárias, e Leandro Vargas, coordenador dessa diretoria, ambos do Ministério dos Transportes. Pelo Porto de São Francisco do Sul ainda esteve presente Guilherme Medeiros, gerente de Infraestrutura.