domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O painel “Aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes para o escoamento das safras agrícolas” foi o último da edição 2023 do Centro-Oeste ExportCrédito: Divulgação/Brasil Export

Centro-Oeste Export

Para debatedores, infraestrutura da região não acompanhou crescimento da produção

Atualizado em: 16 de agosto de 2023 às 11:26
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Planos para melhorias de modais visando o escoamento foram debatidos em um dos painéis do Centro-Oeste Export

A edição 2023 do Centro-Oeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, encerrou com um amplo debate sobre as necessidades em infraestrutura na visão dos produtores do agronegócio, e também das empresas que movimentam os produtos para os portos brasileiros. Segundo os debatedores do painel, o avanço da produção não está sendo acompanhado pela infraestrutura que é necessária.

Quem fez essa observação foi Elisangela Pereira Lopes, assessora técnica de Logística e Infraestrutura da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Ela enfatizou a necessidade por melhorias nos acessos rodoviários da região.

“Estamos produzindo, no Centro-Oeste, 71% da soja e do milho no Brasil. Mas a infraestrutura não tem acompanhado essa produção. Nós vemos caminhos que levam a produção do campo até os consumidores, sejam os supermercados, seja nossos clientes internacionais. E para isso acontecer com mais frequência, esses caminhos precisam ser melhorados”, analisou.

Elisangela elogiou os esforços feitos para investimentos no modal ferroviário e hidroviário, mas relembrou que as estradas carecem de maiores investimentos.

“Historicamente, a gente vê acontecer o desenvolvimento de produção antes da infraestrutura. Em outros países, a gente vê os espaços, a logística, para depois ter a grande produção. E aqui no Brasil é justamente ao contrário. E os produtores da região sofrem com esse déficit de infraestrutura há anos”, ponderou Evandro Thiesen, gerente de Logística da Aprosoja/MT.

Edson Souki, gerente-geral da Granel Química/Odjfell Terminals, acredita que os planos do Governo Federal voltados à infraestrutura são positivos e devem dar continuidade ao governo passado e o que foi projetado e planejado para o setor.

“Me parece que esse plano de Estado que está sendo construído, está se concretizando. A gente vê mudanças em função da troca de governo, é uma coisa natural, mas tenho sentido que está tendo alguma continuidade e que as coisas não devem mudar tanto de rumo. O que está vindo por aí a gente acredita que vai ser disruptivo”, comentou o executivo.

O painel “Aperfeiçoamento da infraestrutura de transportes para o escoamento das safras agrícolas” ainda teve a participação da gerente jurídica da Cargill, Sandra Silva; e de Denimarcio Borges, secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (GO). A moderação ficou a cargo de Leopoldo Figueiredo, diretor de Redação do BE News.

O Centro-Oeste Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

Compartilhe:
TAGS Centro-Oeste Export escoamento Fórum Regional de Logística Infraestrutura e Transportes